06 OUT 2022
Botucatu passa a ter Departamento de Proteção Animal
Repartição irá reunir os serviços relativos à causa animal no Município.
A partir da próxima segunda-feira, 10, começa a funcionar o novo Departamento de Proteção Animal, repartição que irá atender casos de maus tratos e regularizar registro de criadores em Botucatu. O Departamento faz parte da estrutura da Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu.

Com a criação deste Departamento, as solicitações para averiguação de suspeita de maus tratos contra cães e gatos serão recebidas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, pelo  telefone 3811-4915, whatsapp (14) 99800-8351 (apenas mensagens) e/ou e-mail: protecaoanimal@botucatu.sp.gov.br.  Após horário comercial, finais de semana e feriados, as denúncias deverão ser feitas através da Guarda Civil Municipal – 153, Polícia Militar – 190, e também pela da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA)

Além de receber denuncias, o Departamento também irá regularizar estabelecimentos e criadores que comercializam animais domésticos. Conforme a Lei Municipal nº. 6.315 de 2022, Art. 38, parágrafo 2º, todo estabelecimento ou evento destinado à venda de animais domésticos vivos deverá ser obrigatoriamente registrado na Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) no prazo máximo de 30 dias, a partir de 05 de outubro.

O não cumprimento do estabelecido implica em penalidades administrativas previstas na lei. O registro de criadores e estabelecimentos deve ser feito através de formulário on-line disponível no site da Prefeitura.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Proteção Animal.

Serviço:
Departamento de Proteção Animal
Whatsapp: (14) 99800-8351 (apenas mensagens)
E-mail: protecaoanimal@botucatu.sp.gov.br