30 SET 2022
Alunos municipais participam de Curso de Extensão em parceria com UNESP
O curso visa estimular autonomia, protagonismo e criatividade dos alunos através de conhecimentos tecnológicos.

Teve inicio neste mês de setembro as atividades da 3ª edição do Curso de Extensão “Educação, Ciência, Inovação e Empreendedorismo”, uma parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, com o IBIT (Escola de Inovação e Tecnologia do Instituto de Biociências), da Unesp de Botucatu.

Esse projeto tem o objetivo de aproximar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II (anos finais) da Rede Municipal de Ensino de Botucatu das atividades da universidade e dos parceiros.

Além disso, a iniciativa visa despertar e fortalecer a “mente empreendedora” dos estudantes por meio de metodologias ativas, incentivando a aquisição do conhecimento científico e tecnológico com execução da ciência na prática.

O programa também prepara os educandos quanto à apresentação de ideias inovadoras e empreendedoras de forma sucinta e diferencial.

O projeto conta com a participação de 20 alunos dos 8º anos das cinco escolas de Ensino Fundamental II (anos finais), que mais se destacaram em suas classes. Visa estimular a autonomia, protagonismo, criatividade e a autoconfiança destes estudantes, através da aquisição de conhecimentos tecnológicos relevantes no mundo atual.

As escolas envolvidas são: EMEF Dr. João Maria de Araújo Júnior, EMEF Jonas Alves de Araújo, EMEF Elda Moscogliato,  EMEF Luiz Tácito Virgínio dos Santos e EMEFI Maria Jacomino Vendito.

No mês de agosto, os membros do IBIT visitaram todas as escolas e realizaram uma palestra de sensibilização da proposta. Depois dessa visita, os alunos iniciaram a participação das atividades envolvendo temas como saúde, qualidade de vida, meio ambiente, reciclagem, produção animal, apicultura, laboratórios e serviços.

Ao final da programação será realizado um evento das apresentações dos projetos inovadores dos alunos em forma de PITCH (apresentação curta com objetivo de despertar o interesse da outra parte pelo seu negócio).