22 SET 2022
Saúde continua buscando crianças com vacinas atrasadas
Contra a poliomielite já foram vacinadas 44% das crianças. Meta é imunizar 95% do público alvo.
As Secretarias de Saúde e Educação continuam intensificando as ações para vacinar contra a poliomielite e atualizar as carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes de Botucatu.

Para ampliar a imunização, as unidades de saúde estão realizando a busca ativa de faltosos. As escolas encaminham a lista de alunos para as unidades de saúde, que fazem a checagem individual. Quando há falta de alguma vacina, os pais são orientados a procurar uma unidade de saúde.

Em algumas escolas infantis, a equipe de saúde tem ido nos horários de entrada e saída para imunizar as crianças.

Além desta ação, as equipes de Saúde e Educação também estão levando postos de vacinação nas festinhas em comemoração a primavera, que estão programadas nos finais de semana de setembro.

Neste sábado, 24, a ação será nas seguintes unidades escolares: Profª Jurema Ramos Cordeiro, Profª Arlette Vilas Boas Armelin, Cardosinho, Martinho Nogueira, Rosemary Cassetari, Santo Calori, Leonor Bicudo Vizenzotto, João Rosseto e Azize Fadel. Os pais e responsáveis foram informados da ação e devem levar a carteirinha de vacinação da criança no dia do evento.

A vacinação em parceria com as escolas é uma estratégia para aumentar a imunização contra a polio. Botucatu vacinou até agora 44% do público alvo da campanha, número abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

A poliomielite é uma doença transmitida por um vírus que causa a paralisia infantil. A doença não tem cura e deixa sequelas permanentes e irreversíveis.

Além das ações específicas, os pais podem levar seus filhos vacinarem nas unidades de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Botucatu também conta com uma sala de vacinação noturna, funcionando de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30.