09 SET 2022
Gestão eficaz, criança feliz: conheça o trabalho realizado no CEI Silvio de Souza
A unidade escolar atende 137 alunos de zero a 5 anos e é gerida pela Associação Maranata, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação.
A Prefeitura Municipal de Botucatu, através da Secretaria de Educação, é responsável pelo ensino e aprendizagem de cerca de 16 mil botucatuenses e muitos não conhecem o trabalho desenvolvido em cada unidade escolar para oferecer ensino e cuidado de excelência aos alunos.

A educação de qualidade começa na ponta, ou seja, na gestão da unidade escolar e isso reflete nos alunos. Basta adentrar as dependências do Centro de Educação Infantil Silvio de Souza, no Bairro Cambuí, Região Norte de Botucatu, para ver crianças alegres, sorridentes e ativas, resultado de uma gestão de qualidade, desenvolvida para colocar as crianças como prioridade no trabalho.

Esta unidade atende 137 crianças, sendo 96 no berçário e maternal e 41 nas etapas I e II, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Associação Maranata.

O prédio é novo, totalmente adequado ao atendimento de crianças, cheio de cores, brinquedos e estímulos em cada ambiente que frequentam, sejam as salas de aulas e de atividades, refeitório ou espaços para brincadeiras.

Desde o começo deste ano, a gestão é de responsabilidade da Diretora Majory Colaço e recentemente da Coordenadora Pedagógica Paola Piastrelli. O foco das ações é o cuidar, o educar e o brincar, pilares essenciais para o bom desenvolvimento, principalmente na primeira infância.

Além de proporcionar ambientes acolhedores, adequados à aprendizagem, nesta escola, assim como nas demais da rede municipal de ensino, a equipe trabalha a individualidade das crianças, entendendo que cada aluno é único. Desta forma, ele passa a ser o protagonista das ações, se desenvolvendo de forma positiva.

Outro ponto essencial na rotina de trabalho desenvolvida no CEI Silvio de Souza e nos demais do município é o foco no “brincar”, atividade essencial para que a criança aprenda de forma lúdica a se desenvolver integralmente no aspecto físico, psicológico, intelectual e social.

"Primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil atende crianças de 0-5 anos de idade, período este, essencial para o desenvolvimento e aprendizagens, portanto, de responsabilidades enormes por parte de todos os envolvidos, tendo em vista a finalidade que esta etapa compreende. O CEI Silvio de Souza é um dos exemplos na rede, de gestão comprometida com a concepção de criança e infância, assegurando por meio das interações e brincadeiras, os direitos de aprendizagem para as faixas etárias atendidas, sendo portanto, um parâmetro de qualidade. O êxito no atendimento prestado é reflexo de profissionais comprometidos que amam de verdade o que fazem tendo em seus gestores um verdadeiro referencial", destacou Lilian Romagnoli Colpas, Coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.

No CEI, o sorriso nos rostos, a alegria nas brincadeiras e tranquilidade das crianças são indicativos que a gestão de qualidade, realizada com respeito, dedicação e amor, traz inúmeros benefícios para as crianças e também toda  comunidade. Afinal, a Educação Infantil é a base para a formação da futura geração.

09/09/2022
Creche Silvio de Souza - Parte 2