29 AGO 2022
Botucatu vacinou apenas 31% das crianças contra a Polio
Apesar da mobilização, a adesão está baixa. A Secretaria de Saúde continuará intensificando as ações para imunizar crianças de 1 a 4 anos e cobra que pais e responsáveis levem seus filhos às unidades de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde está vacinando crianças de 1 a 4 anos contra a poliomielite e realizando a atualização da carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos, com a multivacinação.

Apesar das ações, como a abertura das unidades no Dia D e a vacinação disponível em todas as unidade e Sala de Vacinação Noturna, a meta de imunizar 95% do público alvo está distante. Contra a polio, apenas 31,2% das crianças receberam a vacina.

Até agora, a vacinação de crianças tem ocorrido de forma voluntária, quando os pais e responsáveis levam as crianças até as unidades para se imunizar. A Secretaria de Saúde lembra que as crianças são incapazes de irem sozinhas até a unidade de saúde e ressalta que é de responsabilidade dos pais garantir que a carteirinha de vacinação esteja atualizada para a prevenção de doenças graves, como a poliomielite.

Além da vacinação voluntária, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, escolas particulares e Diretoria Regional de Ensino, fará o levantamento de faltantes na campanha. Os pais de alunos serão comunicados sobre a necessidade de encaminharem seus filhos para atualização das carteiras de vacina.

Sobre a polio

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção. A vacina é administrada de forma oral em crianças de 1 a 4 anos.

Como e onde se vacinar

Para se vacinar, as crianças devem ir a uma unidade de saúde acompanhadas dos pais ou responsáveis, portando documento de identificação e carteirinha de vacinação.

As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e a Sala de Vacinação Noturna funciona de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30.

Crianças com quadros gripais ou diarreia devem aguardar 30 após o fim dos sintomas para se vacinar. A Campanha de Vacinação contra a Polio e Multivacinação termina no dia 9 de setembro.

Serviço:
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores