22 JUL 2022
SEGURANÇA
GCM contará com mais seis guardas municipais recém formados
Os novos agentes estarão compondo o efetivo da Guarda Civil Municipal já neste final de semana, durante o patrulhamento preventivo na Festa de Sant’Ana.
Nesta sexta-feira, 22, a Guarda Civil Municipal finalizou o curso de formação de mais seis novos agentes que irão compor o quadro da instituição.

A formação também teve um guarda do município de Guareí, um de Ourinhos e cinco de Itatinga, que foram capacitados junto ao efetivo de Botucatu, através de Termo de Cooperação Técnica.

Os novos agentes de segurança passaram por um curso de 600 horas, em que tiveram aulas práticas de uso diferenciado da força, técnicas operacionais, equipamentos de menor potencial ofensivo e de tiro defensivo, e também aulas teóricas, que envolveram gerenciamento de crises, patrulhamento comunitário, direitos humanos, ética e cidadania, entre outros temas.

Os agentes estarão compondo o efetivo da Guarda Civil Municipal já neste final de semana, durante o patrulhamento preventivo na Festa de Sant’Ana.

O treinamento ocorreu conforme Matriz Curricular do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Estatuto Geral das Guardas - Lei Federal 13.022/2014, e Portaria N°9 da Polícia Federal, que estabelece o currículo da disciplina de armamento e tiro dos cursos de formação das guardas municipais, bem como normas e procedimentos para disciplinar a habilitação em armamento e tiro das guardas municipais.