20 JUN 2022
Educação reúne gestores para apresentar o Programa Botucatu Sustentável
O programa visa aumentar a diversidade de alimentos e receitas no cardápio da merenda por meio do incentivo ao consumo de alimentos de origem vegetal.

A Secretaria Municipal da Educação (SME) reuniu gestores da Rede Municipal de Ensino para apresentar o Programa Botucatu Sustentável. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Humane Society International (HSI) e conta com o apoio da Universidade Estadual Paulista (UNESP) por meio do projeto de extensão “Primeiros passos para uma Alimentação Sustentável”. O projeto qual propõe atividades educativas sobre nutrição e impacto ambiental nas escolas.

O programa visa aumentar a diversidade de alimentos e receitas no cardápio da merenda por meio do incentivo ao consumo de alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes, cereais e grãos. A expectativa é que mais de 1 milhão de refeições sustentáveis à base de vegetais sejam fornecidas por ano, favorecendo os mais de 15 mil alunos.

“Essas mudanças estão alinhadas ao conceito de alimentação sustentável para a saúde planetária que têm sido amplamente aderidas por diversos municípios no Brasil e no mundo, trazendo benefícios para a saúde dos alunos e para o meio ambiente”, ressaltou durante a reunião, a Gerente de Políticas Alimentares da HSI no Brasil, Thayana Oliveira.

Para as gestoras presentes no encontro, a iniciativa terá boa aceitação pelos estudantes e vem de encontro as atividades que já tem sido propostas com relação à educação nutricional nas escolas.

“Com esse programa nós conseguimos desmistificar muitos preconceitos a respeito da alimentação e trazer também boas práticas para uma alimentação saudável, conhecendo sabores novos e fazendo com que as crianças se tornem multiplicadores dessa ideia.“, disse a gestora Verônica Aparecida Nascimento de Souza da CEI Arlete Vilas Boas Armelin.

A Prefeitura também concluiu a capacitação da equipe de cozinha das creches para o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Cooperação de Alimentação Sustentável, realizado em parceria com a HSI em outubro de 2021.

Os dois dias de capacitação ocorreram na cozinha do Fundo Social, onde a equipe pôde aprender mais sobre as proteínas de origem vegetal, como feijão, grão-de-bico, lentilha, soja e sua utilização em diferentes preparos.

Além disso, os participantes puderam experimentar preparações à base de vegetais, como a proteína texturizada de soja com legumes, bolo de laranja, pão de mandioca e patê de feijão branco.

“O curso foi uma motivação a mais para nós funcionários, que fazemos parte da vida das crianças pelo amor e carinho que colocamos ao fazer o nosso trabalho. Esse programa é importante para fornecer uma alimentação ainda mais saudável para as crianças”, disse a merendeira Joelma Fernanda da Silva da Creche Vila Aparecida.

Autor: Assessoria de Imprensa Unesp