25 JUN 2021
Distrito de Vitoriana receberá nebulização contra a dengue nas próximas segunda e terça, 28 e 29
A Vigilância Ambiental em Saúde realizará na próxima segunda-feira, 28, e terça-feira, 29, a atividade de nebulização (aplicação de inseticida) em 6 quarteirões do Distrito de Vitoriana, região norte. A ação ocorrerá por conta de casos suspeitos e positivos de dengue no bairro.

A aplicação do inseticida será realizada no período da manhã, entre 8h30 e 12h. Em caso de chuva a mesma será reagendada.

Além da nebulização, os agentes de combate às endemias trabalharam na eliminação de criadouros de mosquitos e busca ativa de novos casos suspeitos.

É importante que a população procure atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, pois se houver a suspeita de dengue ou de outra arbovirose (chikungunya e zika vírus) o caso será notificado e as ações para quebrar o ciclo de transmissão destas doenças serão desencadeadas oportunamente.

Em 2021 foram confirmados 55 casos de dengue em Botucatu.

Sobre a nebulização

A atividade de nebulização consiste na aplicação de inseticida em dosagem não prejudicial para pessoas e animais, para matar os mosquitos adultos possivelmente infectados com o vírus da dengue. O produto agirá apenas no momento da aplicação, portanto a eliminação de condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, através da manutenção adequada de recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combater a dengue.

Os agentes de combate às endemias visitarão os imóveis previamente e orientarão quanto a preparação do ambiente para receber a aplicação do inseticida. Após 20 minutos, os agentes retornarão para confirmar se o ambiente já está preparado para o bombista aplicar o produto.

O tempo mínimo de espera para retornar ao imóvel após a aplicação do inseticida deverá ser de 15 minutos. Em hipótese alguma, os bombistas retornarão aos imóveis que estavam fechados ou não preparados para receber o inseticida, portanto é importante que a preparação do ambiente seja seguida dentro do prazo estipulado.

Como preparar o imóvel para receber a nebulização?

– Guarde em local fechado ou mantenha cobertos os alimentos, utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal, bebedouros de animais e aquários;
– Retire ou mantenha levantadas roupas de cama e toalhas de mesa para que o inseticida possa atingir todos os locais;

– Mantenha abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;

– Retire ou mantenha em cômodo fechado os animais domésticos (cães, gatos, aves, entre outros);

– Pessoas impossibilitadas de aguardarem a aplicação do inseticida do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas.