29 ABR 2021
Operação Migrante começa em Botucatu com estrutura de acolhimento no Ginásio Municipal

Com a queda na temperatura, característica deste período do ano em Botucatu, a Prefeitura inicia a operação  de inverno para oferecer acolhimento, alimentação e conforto a pessoas em situação de vulnerabilidade: a Operação Migrante.

Equipes das Secretarias de Assistência Social, Saúde e da Guarda Civil Municipal se unem para oferecer melhores condições especialmente a migrantes e pessoas em situação de rua.

Assim como em 2020, um grande alojamento foi montado no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Mário Covas Júnior”, com direito a 30 boxes individuais, respeitando isolamento e protocolos sanitários contra a Covid-19. Os box são equipados com camas, colchoes, travesseiros e cobertores. Além disso, será oferecido a esses transeuntes área para banho e higienização, roupas novas e limpas, e alimentação na chegada e na saída do alojamento após o pernoite.

“Estender a mão a quem mais precisa e não julgar. Esta é uma premissa das nossas ações e a Operação Migrante reflete isso. Por mais um ano teremos esse trabalho que levará um pouco mais de dignidade e carinho a todos que necessitarem”, afirmou o Prefeito Mário Pardini.

Equipes da Assistência Social e da Guarda Municipal percorrerão a Cidade todas as noites, a fim de oferecer às pessoas em situação de rua para o acolhimento no Ginásio Municipal.

O Espaço Acolhedor, que todos os dias oferece o mesmo serviço, continuará normalmente o seu atendimento.

“Todos os nossos técnicos estarão empenhados em oferecer a essas pessoas a atenção necessária. Contaremos também com o apoio da Saúde, que acompanhará cada usuário do serviço, verificando inclusive a manifestação de possíveis sintomas de Covid para rapidamente iniciar os protocolos de diagnóstico e tratamento”, finalizou Rosemary Pinton, Secretária Municipal de Assistência Social.

A população pode colaborar com a ação, acionando a GCM pelo telefone 199 sempre que encontrar alguma pessoa em situação de rua durante a noite.