19 FEV 2021
Prefeitura fará nebulização no Parque Residencial 24 de Maio na próxima semana

A Vigilância Ambiental em Saúde realizará na próxima segunda e terça-feira, 22 e 23, a nebulização (aplicação de inseticida) no Parque Residencial 24 de Maio. A ação ocorrerá por conta de um caso suspeito de dengue na região (em destaque na imagem).

A aplicação do inseticida será realizada no período da manhã, entre 8 e 10 horas. Em caso de chuva ou ventos fortes, a ação será reagendada para o dia seguinte.

Os agentes de combate as endemias realizar a atividade de controle de criadouros de mosquitos no bairro e constataram que 6,45% dos imóveis trabalhados estavam com larvas de Aedes aegypti, índice alto que coloca a região em risco para a transmissão da dengue.

É importante que a população procure atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, pois se houver a suspeita de dengue ou de outra arbovirose (Zika vírus ou Chikungunya). O caso será notificado e as ações para quebrar o ciclo de transmissão serão desencadeadas oportunamente.

Em 2021 foram confirmados 3 casos positivos de dengue.

Aplicação do inseticida

Para a aplicação do inseticida será utilizado um mini gerador de aerossol, acoplado a um veículo. Portanto os moradores não necessitarão sair das residências durante a atividade, necessitando apenas deixar portas e janelas abertas para melhor ação do produto.

O objetivo da aplicação do inseticida é matar os mosquitos adultos possivelmente infectados com o vírus da dengue.

O produto agirá penas no momento da aplicação, portanto a eliminação das condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti através da manutenção adequada dos recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combate a dengue.