19 JAN 2021
Detonações para escavação na barragem do Rio Pardo começam na próxima quinta, 21

Nesta próxima quinta-feira, 21, a obra da barragem do Rio Pardo terá mais um avanço: será feito o primeiro desmonte de rochas com o uso de explosivos. Os serviços serão realizados atendendo às normas e parâmetros de segurança do Plano de Detonação da obra.

As detonações ocorrerão diariamente entre janeiro e abril de 2021. A primeira delas, do dia 21 de janeiro, será às 17 horas. Além da placa já existente na entrada da obra, serão instaladas outras nas proximidades e atualizadas com data e horário das próximas detonações, como forma de alerta aos moradores e visitantes da região quanto aos efeitos da explosão. São eles vibrações do solo e de estruturas, desconforto sonoro e dissipação de poeira pelo ar.

Os avisos sonoros serão dados por meio de sirenes. Faltando 10 minutos para a detonação, tocará um alarme de 30 segundos. Com 1 minuto antes da detonação, tocará outro alarme de 60 segundos. Após a detonação, tocará um terceiro alarme de 10 segundos indicando o fim da explosão no dia.

A barragem do Rio Pardo é uma importante obra, que faz parte de um projeto de “segurança hídrica”, e irá garantir ao Município o abastecimento de água para cidadãos e empresas por pelo menos 6 décadas, possibilitando assim mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico para Botucatu.