13 JAN 2020
Prefeitura implantará rastreamento na frota municipal

A Prefeitura Municipal de Botucatu reduziu consideravelmente o consumo dos combustíveis utilizados pela frota municipal. No último ano, a economia chegou a aproximadamente 126 mil litros, comparando o início de 2017 e o ano de 2019, graças a ações de controle que foram implementadas para o uso adequado dos veículos.

“Desde o início desse governo implantamos diversas medidas a fim de promover economia e uso adequado da frota. E o resultado é muito satisfatório, pois toda essa quantidade em litros significa algo perto de R$ 550 mil. Se formos calcular ainda o que economizamos com manutenção de veículos que davam muitos gastos, este valor é ainda maior”, afirma o Prefeito Mário Pardini.

Com o objetivo de melhorar ainda mais esse resultado, o Prefeito Mário Pardini assinou nesta semana a contratação de serviços de rastreamento e telemetria dos veículos.

Essa ferramenta, que oferece as mais modernas tecnologias voltadas à gestão de frota, poderá trazer ainda maior redução no consumo de combustíveis, algo próximo a 20%, que equivale 353 mil litros por ano, comparado ao que era gasto em 2017.

Além da economia no consumo do combustível, o rastreamento e telemetria oferecerão outras melhorias como:

- Identificação de eventos que coloquem em risco a segurança do condutor, passageiros, alunos e pacientes como frenagens ou curvas bruscas e excesso de velocidade;

- Eventos que comprometam o bom estado de conservação mecânica dos veículos, como por exemplo, aceleração exagerada, tempo em excesso de uso de embreagem etc;

- Tempo acima da velocidade máxima permitida;

- Indicador de ociosidade de veículo através de registros de quilometragem rodada e tempo de ignição em funcionamento;

- Indicador de rodagem fora do horário de trabalho;

- Condução em dias úteis e finais de semana;

- Dispositivo para imobilização do veículo, se necessário;

- Obrigatoriedade da identificação do condutor (carro não liga caso condutor não se identifique);

- Ranking do desempenho dos motoristas, indicando pontuação melhor ou pior de acordo com a forma como dirige o veículo.

“Nossa expectativa é que ainda neste primeiro semestre de 2020 os mais de 400 veículos da frota municipal já estejam sob esse rastreamento. Podemos dizer que a Prefeitura está trazendo um ótimo conceito que é comum na iniciativa privada, mas que é inédito na administração municipal”, finaliza Gilberto Mariotto, Controlador Municipal.