21 NOV 2019
DEFESA CIVIL
Simulado capacita profissionais para resgates no Parque da Cachoeira da Marta

Na ultima quarta-feira, 20, representantes do Poder Público Municipal e de setores de segurança do Município participaram de um simulado de resgaste de vítima, no Parque da Cascata da Marta. O objetivo da ação foi alinhar estratégias de segurança antes da abertura do novo Parque, que está sendo revitalizado pela Prefeitura de Botucatu.

Durante o treinamento, uma suposta vítima sofreu uma fratura em sua perna direita, sendo necessário todo o atendimento de primeiros socorros, imobilização e transporte desse acidentado.

O simulado também teve como foco orientar e capacitar os participantes quanto a possíveis quedas, escorregões nas pedras, traumas, acidentes com animais peçonhentos, picadas de abelhas, mal súbito, entre outros acidentes que os frequentadores do parque possam sofrer durante o passeio.

“Todos os envolvidos puderam observar as dificuldades de se realizar um socorro com eficiência em um local onde o acesso não é tão fácil. Tivemos uma noção de todo tempo e material necessários para um resgate como esse, para que caso realmente ocorra, possamos realizar este atendimento com excelência”, afirmou Lucas Trombaco, coordenador da Defesa Civil, que participou do simulado.

Além da Defesa Civil de Botucatu, participaram do simulado representantes da Secretaria Municipal do Verde, do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), Corpo de Bombeiros de Botucatu e do grupo Guerreiros do Fogo.

“Com todas essas informações podemos criar um plano de atuação adequado, inserir sinalizações de advertência e manter um grupo de funcionários capacitados a orientar e atuar em caso de necessidade. Tudo isso para garantir a segurança e bem-estar dos frequentadores do parque”, finalizou Márcio Piedade Vieira, Secretário Municipal do Verde.