19 NOV 2019
No primeiro dia “Poupatempo Saúde” atendeu 113 pacientes nos 10 prontos atendimentos abertos até às 22 horas

Na última segunda-feira, 18, começaram a funcionar os dez novos Prontos Atendimentos Noturnos, um dos investimentos do pacote de Saúde, que tem como objetivo otimizar o atendimento dos pacientes em Botucatu. O investimento engloba a contratação de equipes médicas e de enfermagem para atender em dez locais espalhados pela Cidade.

No primeiro dia da iniciativa, 113 pacientes procuraram os novos prontos atendimentos, que estão preparados para atender casos menos graves e assim desafogar o atendimento no Pronto Socorro Adulto.

Um dos primeiros pacientes atendidos foi Leandro Olímpio, que trabalha na construção civil durante o dia e após o expediente decidiu procurar a unidade mais perto de sua casa.

“Trabalho todos os dias até às 17 ou 18 horas, o que inviabiliza procurar um posto de saúde. Estava sentindo muitas dores e decidi vir a unidade aqui do Jardim Cristina. Esse Poupatempo Saúde foi uma ótima ideia, pois fui atendido rapidamente e sem precisar perder o dia de serviço”, disse Leandro.

Além das unidades da Cohab I, Cohab IV e Cecap, que já funcionam em horário estendido, estão abertas as unidades do Jardim Aeroporto, Centro de Saúde Escola (Vila dos Lavradores), Jardim Yolanda/Monte Mor, Jardim Cristina e Rubião Júnior das 18 às 22 horas. A Unidade de Vitoriana está aberta também das 18h30 às 21h30.

O Centro de Saúde I (Centro) funciona entre 18 e 23 horas, e além do atendimento a pacientes, disponibiliza uma farmácia de retaguarda para que os atendidos pelos Prontos Atendimentos Noturnos e Prontos Socorros Adulto e Infantil retirem os medicamentos receitados. Não serão dispensados medicamentos de uso contínuo durante o atendimento noturno.

Outro serviço que também será oferecido em período noturno é a sala de vacinação, iniciativa inédita no Município, que funcionará junto ao Centro de Saúde Escola na Vila dos Lavradores entre 18 e 22 horas, para atender toda a população.

“Queremos que o quanto antes a população se acostume com esse novo serviço e possa procurar os 10 prontos atendimentos quando tiver com algum problema menos grave. Dessa forma evitamos que o PS Adulto fique superlotado e assim tenhamos mais agilidade nos atendimentos”, destacou o Prefeito Mário Pardini.

Para a abertura noturna dos postos de Saúde, a Prefeitura contratou novos médicos, por meio de aditamento de contrato com a OSS Pirangi e a FMB/FAMESP. São sete novas equipes que somam 33 novos postos de trabalho gerados, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico.

“Após visitar com o Prefeito Pardini algumas unidades, percebemos que pacientes em pouco mais de uma hora já haviam sido atendidos e medicados, o que por conta do grande fluxo de pessoas muito provavelmente não ocorreria no PS Adulto. São 12 novos médicos atendendo no período noturno em postos de pronto atendimento espalhados por todas as regiões da cidade, com capacidade de atendimento para mais de 50 mil consultas por ano. É um grande reforço para melhorar a atenção à população”, finalizou o Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro.