24 SET 2019
Botucatu lança conceito “Poupatempo Saúde” com 10 novos Prontos Atendimentos Noturnos e farmácia até 23 horas

Prontos Atendimentos Noturnos funcionando em 10 regiões diferentes do município, uma farmácia municipal central atendendo até às 23 horas, uma unidade com vacinação até às 21 horas e 12 novos médicos que farão até 50 mil consultas a mais no período de um ano. Todas essas novidades fazem parte do conceito “Poupatempo Saúde”, iniciativa da Prefeitura de Botucatu para melhorar o atendimento a população da Cidade.

A começar pelos prontos atendimentos noturnos, serão 12 médicos a mais na rede que atenderão a população até às 22 horas nas unidades de saúde dos seguintes bairros: Cohab 4 e jardim Cristina, na região leste; Cecap e Bairro Alto (Policlínica CSI) na região central; Vila dos Lavradores (Centro de Saúde Escola) e Jardim Iolanda, na região norte; Cohab 1 e Jardim Aeroporto, na região Sul; Rubião Júnior, na região oeste; e Vitoriana.

Os locais foram decididos após estudos de demanda realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Essa é mais uma meta de governo que estamos cumprindo. Com a abertura destes 10 prontos atendimentos noturnos em toda a Cidade, queremos aprimorar o atendimento da população, evitando que ela precise se deslocar até o PS nos casos mais simples e assim desafogando o atendimento lá no horário de pico. Dessa forma o PS Adulto fica apenas para situações mais graves”, afirmou o Prefeito Mário Pardini.

A unidade de saúde do Bairro Alto (Policlínica CSI, em frente ao Senac) terá também uma farmácia municipal aberta até às 23 horas. O local foi escolhido por ficar bem próximo ao terminal de embarque do Paratodos, região central do Município, onde grande parte dos ônibus do transporte coletivo passa, facilitando assim o acesso de pacientes egressos dos prontos socorros e prontos atendimentos noturnos naquele dia.

A abertura dos novos pontos de atendimento contará com o suporte de 12 novos clínicos gerais além de equipes de enfermeiros. Este acréscimo de profissionais oferecerá a capacidade de novos 50.688 atendimentos por ano.

“Nossa estimativa é que o Pronto Socorro Municipal finalize o ano próximo a 100 mil atendimentos. Diante disso podemos comparar o quanto esses novos prontos atendimentos noturnos vão ajudar. Nossa expectativa é oferecer atendimentos objetivos para os casos mais simples, com rápida solução, e evitar longas esperas para os casos mais graves que forem ao Pronto Socorro”, finaliza André Spadaro.

As medidas propostas aumentarão o número de médicos disponíveis para o atendimento a população para 18, especialmente no horário de pico, das 18 às 22 horas. O novo conceito “Poupatempo Saúde” deverá ter início no mês de novembro.