18 FEV 2019
MOBILIDADE URBANA
Centro Vivencial de Trânsito inicia as atividades de 2019

O Centro Vivencial de Trânsito “Eng. Sergio Gonçalves”, instalado na sede da Semutran, iniciou no último sábado, 16, as atividades educativas de 2019. No primeiro dia foram recebidos integrantes do Grupo de Escoteiros Padre Anchieta, que assistiram a uma palestra sobre as normas e posicionamentos no trânsito e diversos filmes educativos sobre o tema.

Posteriormente, os alunos participaram das atividades na pista interna do Centro, onde puderam recriar as principais situações encontradas no cotidiano. O espaço climatizado conta com sinalizações de trânsito em tamanho real para instrução dos alunos.

“No circuito de trânsito todos participam como pedestres e ciclistas, dessa forma os alunos podem assimilar as principais regras de circulação viária. Com essa mistura de teoria e prática, acreditamos que os alunos saem certos de suas responsabilidades no trânsito e passam para os pais e familiares essas noções”, afirmou Rodrigo Fumes, Assessor Especial para Assuntos do Transporte.

Além da pista interna, o Centro Vivencial conta com uma pista externa para atividades com o público juvenil.

O Centro já possui mais de 20 escolas públicas e privadas agendadas para o ano letivo de 2019, além do Projeto Crescer Seguro e do programa Patrulha da Paz, da Guarda Civil Municipal. Nos últimos dois anos de atividades, mais de 30 escolas públicas e privadas participaram das aulas do CVT, totalizando 27 mil alunos atendidos.

Está em desenvolvimento junto a Faculdade de Tecnologia de Botucatu, a FATEC, um software educativo de realidade virtual. O projeto consiste no desenvolvimento de um ambiente virtual 3D, em que os alunos vivenciarão dinâmicas e situações relacionadas ao trânsito. Por meio do uso de óculos 3D, os usuários poderão interagir com os ambientes, pontuando e recebendo orientações de acordo com suas ações. O objetivo do projeto é atrair o público jovem para as questões relacionadas ao comportamento no trânsito, através de uma ferramenta tecnológica em ambiente atrativo, em complemento às atividades já desenvolvidas.

Agendamentos

As escolas, públicas ou particulares, interessadas que seus alunos participem das atividades do Centro Vivencial, devem agendar uma visita junto à Semutran. O local recebe alunos do Ensino Infantil, a partir dos 5 anos de idade, até concluintes do Ensino Médio.  Empresas também podem entrar em contato para que seus funcionários participem de palestras e cursos gratuitos educativos de trânsito.

Mais informações:

Semutran

Rua Amando de Barros, 2.741 – Lavapés

Tel.: (14) 3882-9888 ou 3813-3515 (falar com Thais)

E-mail: mobilidade@botucatu.sp.gov.br

Site: http://semutran.botucatu.sp.gov.br/