26 SET 2018
Alunos da Rede Municipal iniciam Curso de Extensão em Ciências e Empreendedorismo em parceria com o IBB

Teve inicio nesta quarta-feira, 19, no laboratório de Química do Instituto de Biociências da Unesp Botucatu, as atividades do Curso de Extensão “Educação, Ciência,  Inovação e Empreendedorismo”, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o IBIT (Escritório de Inovação e Tecnologia do Instituto de Biociências) e o Sebrae.

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Prof. Valdir Paixão, e das professoras do Instituto de Biociências, Luciana Fleury, Fernanda Mani, Flavia Aranha, Dafni Camargo e Juliana Athanásio, além do Coordenador do Fundamental II, José Gustavo Celestino de Campos, dos Coordenadores Pedagógicos, Daniela Basseto e Fabio Martinson, do Prof. Gilberto Caetano e da instrutora educacional Aline Reche.

O projeto conta com a participação de 20 alunos dos 9º anos das quatro escolas de Ensino Fundamental II (anos finais) da Rede Municipal de Ensino (João Maria, Luiz Tácito, Elda Moacogliato e Jonas Alves de Araujo) que mais se destacaram. Além disso, visa estimular a autonomia, protagonismo, criatividade e a autoconfiança destes estudantes, através da aquisição de conhecimentos tecnológicos relevantes no mundo atual.

Neste primeiro encontro, os alunos receberam orientações gerais do Curso de Extensão, Biossegurança e Rotina de laboratório, e aulas práticas manuseando os equipamentos do laboratório. Em seguida, a Profª Luciana Fleury abordou os conceitos e a importância dos ácidos e as bases no cotidiano, partindo de experimentos com substâncias alternativas e reconhecimento de substâncias acidas e básicas para indicadores de pH e também, com o manuseio de soluções, observar as reações químicas que ocorrem relacionadas à respiração.

“Foi um momento muito importante, uma semente boa que está sendo plantada e temos plena convicção que gerará muitos frutos para a educação botucatuense. Estamos muito felizes em levarmos nossos alunos a universidade e dar oportunidade a eles de no futuro, estarem aqui como alunos e futuros pesquisadores”, afirmou Valdir Paixão.

Os alunos também receberam orientações sobre as ações de higiene pessoal, reafirmando a importância de ter o hábito de lavar bem as mãos e os alimentos sempre. Nos próximos encontros os alunos desenvolverão atividades junto ao Escritório de Inovação e Tecnologia do IB e terão a oportunidade de conhecer empresas e órgãos tecnológicos da região para que haja uma integração sistêmica e indissociável da educação com inovação e empreendedorismo.