10 NOV 2017
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E TRABALHO
Botucatu adere a Programa de Qualificação para Exportação

Botucatu e outras 17 cidades do interior paulista aderiram ao novo núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), o Núcleo atenderá, ao longo dos próximos dois anos, cerca de 190 empresas, capacitando-as para que comecem a comercializar seus produtos no mercado internacional.

O PEIEX prepara as empresas para o comércio internacional, realizando diagnóstico e acompanhamento na implantação de melhorias e oficinas de capacitação em exportação. O objetivo desta ação é aumentar a competitividade das empresas, oferecendo informações sobre estratégia organizacional, preço de exportação, finanças e custos, plano de negócios internacional, entre outros pontos. Todo o treinamento é oferecido de forma gratuita para as empresas inscritas no Programa.

"Botucatu foi escolhida junto a Bauru, Marília e Jaú para ser polo do Programa. As empresas poderão contar com o técnico extensionista Fábio Silveira Bonachela, contratado pela Fundunesp e que já atua na região. Ele fará o diagnóstico, implementação de melhorias e avaliação", afirmou Daniel Lopes, Secretário Adjunto de Desenvolvimento.

Os principais municípios que serão atendidos por este núcleo do PEIEX são: Avaré, Bauru, Botucatu, Jaú, Lins, Agudos, Lençóis Paulista, Pederneiras, Promissão, São Manuel, Bariri, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itaí, Cafelândia, Itatinga, Marília e Pirajuí. O núcleo já possui 67 empresas inscritas para serem atendidas, sendo que 54 já estão em processo de atendimento. Entre 2009 e 2016, mais de 16 mil empresas foram atendidas pelo PEIEX em todo o país.

Empresas interessadas podem obter informações através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento.

Serviço:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços