07 NOV 2017
DEFESA CIVIL
Botucatu vai sediar oficina regional preparatória para Operação Verão

Nas próximas quinta e sexta-feira, 09 e 10 de novembro, Botucatu vai sediar a Oficina Preparatória para Operação Verão 2017/2018, da Defesa Civil do Estado de São Paulo para a regional de Sorocaba. O treinamento é realizado com o objetivo de capacitar e especializar agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs).

Em Botucatu, receberão o treinamento agentes da Defesa Civil, Guardas Municipais e o Corpo de Bombeiros. Agentes das cidades da regional de Sorocaba são esperados para a oficina, que leva o conhecimento fundamental a respeito de práticas operacionais preventivas, visando minimizar os efeitos típicos causados pelas chuvas de verão, como deslizamento de terra e inundações.

A Operação Verão da Defesa Civil é realizada todos os anos entre 1º de dezembro a 31 de março.

“O treinamento é muito importante para a preparação dos agentes da Defesa Civil, principalmente neste período que antecede a temporada de chuva. Sem dizer que o evento fortalece as parcerias entre a Defesa Civil do Estado, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal”, afirma Marcos Leite, Coordenador da Defesa Civil de Botucatu.

Durante os encontros, os agentes aprenderão sobre: Legislação Básica aplicada à Proteção e Defesa Civil; Geologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Meteorologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Registro de Comunicação Preliminar de Ocorrência no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC); Procedimentos de Assistência Humanitária; Situação de Anormalidade; Estrutura dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs); Valores Acumulados de Chuva; Informações Meteorológicas; Vistoria de Campo e Exercício Práticos.

O encontro de Botucatu será nos dias 9 e 10 de novembro, a partir das 8 horas, no Auditório da FCA – Unesp, na Fazenda Lageado em Botucatu.

Ao todo, neste ano, serão realizadas sete Oficinas Preparatórias nas regiões de Registro, São José dos Campos e Litoral Norte, Itapeva, Campinas, Santos, Sorocaba e Metropolitana de São Paulo.