31 OUT 2017
Escola do Meio Ambiente lança cartilha sobre animais silvestres

A Escola do Meio Ambiente (EMA), vinculada a Secretaria Municipal de Educação de Botucatu, está lançando a quinta edição da cartilha “Escola do Meio Ambiente: com VIDA”. A publicação apresenta toda a diversidade de animais silvestres existentes na Floresta Irmãos Villas-Boas, área de 8 hectares ao redor da escola.

A cartilha foi produzida pela professora Elizabeth dos Santos Schimidt, do Departamento de Clínica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp de Botucatu e é o resultado de um trabalho iniciado em 2012. Foi realizado um levantamento dos animais que vivem e que passam pela floresta da escola, através das pegadas e vestígios deixados na mata.

A publicação apresenta informações, descrições e ilustrações dos animais. A cartilha busca despertar nas crianças o interesse pela fauna silvestre utilizando histórias que têm os animais como personagens, elaboradas pela professora Elizabeth. A ilustração da cartilha ficou por conta da bióloga e ilustradora da EMA, Sibele Gimenez Martins, com desenhos de Anna Clara Nicolini Gabriel, de 13 anos.

“Podemos dizer que, no universo da literatura infantil, é incipiente o trabalho de divulgação sobre os animais da fauna nacional. Desta forma, a cartilha mostra-se um importante veículo para se divulgar os animais brasileiros”, comenta a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

A cartilha foi apresentada em uma conferência no evento Marie Curie Alumni Association Brazil-Europe Workhop, realizado na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís, de 27 a 29 de setembro.

A tiragem de mil exemplares será distribuída para os alunos do terceiro ano de ensino fundamental da Rede Municipal de Botucatu e região.

Sobre a EMA

A Escola do Meio Ambiente (EMA está localizada no Jardim Aeroporto, numa área que contempla remanescentes de Mata Atlântica, Cerrado e nascentes do Ribeirão Lavapés. Suas atividades estão sedimentadas em três pilares principais: trilhas temáticas interpretativas, vivências socioambientais e pesquisas científicas. A EMA recebe anualmente cerca de 15 mil alunos da rede de ensino do Município.

A Escola do Meio Ambiente tem reconhecido seu trabalho em nível nacional e internacional. Em 2009 a escola recebeu o selo Aqui se Brinca, da Unilever e em 2010, recebeu a certificação de escola associada à Unesco.