27 JUL 2017
DEFESA CIVIL
Operação Corta Fogo deverá prevenir focos de incêndio em Botucatu

A falta de chuva e baixa umidade do ar são características do inverno que favorecem a ocorrência de incêndios. Como forma de prevenção, desde 2010 a Secretaria Estadual de Meio Ambiente tem realizado a Operação Corta Fogo, uma ação que reúne equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil e brigadistas das cidades paulistas no combate e prevenção de focos de incêndio.

Todos os anos, a Operação Corta Fogo tem realizado além de prevenção, controle, monitoramento e combate a incêndio, ações de conscientização junto a população, já que grande parte dos focos de incêndio é intencional.

“As pessoas ainda tem o hábito de queimar lixo ou quintais sujos, uma prática que além de prejudicar o meio ambiente, faz muito mal a saúde. Por isso pedimos para que a população não tenha esta prática, evite jogar bitucas de cigarro em áreas verdes e também não jogue lixo em local inapropriado. Tudo isso vai nos ajudar na prevenção de incêndios”, explica o Coordenador da Defesa Civil de Botucatu, Marcos Vinícius Leite.

Como parte da Operação, servidores municipais já receberam treinamento de brigadistas e estão prontos para ajudar o Corpo de Bombeiros no combate a incêndios durante o período de estiagem. Em Botucatu a Operação conta ainda com o apoio da Guarda Civil Municipal.

Números

Os focos de incêndio se concentram especialmente entre os meses de junho e outubro, quando chove menos e o ar está mais seco.

Um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou que em 2016 foram registradas 2.324 queimadas no Estado de São Paulo, de junho a outubro. Neste ano já foram 843 focos de incêndio.

Pouco mais de cem municípios paulistas, entre eles Botucatu, desenvolvem ações da Operação Corta Fogo.

Serviço:

Corpo de Bombeiros