03 JUL 2017
MOBILIDADE URBANA
Botucatu poderá ter avisos da presença de radares nas vias

O Prefeito Mário Pardini enviou à Câmara dos Vereadores de Botucatu o Projeto de Lei Complementar que determina a implantação de placas de sinalização de trânsito, alertando os motoristas sobre a presença de radares nas vias onde houver a presença deste tipo dispositivo em Botucatu.

O projeto tem como base a resolução n° 396, do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, que dispõe sobre requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, reboques e semirreboques, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

“Os radares são instrumentos de educação no trânsito e queremos deixar claro que em nossa cidade não existe a tão falada indústria de multas. O objetivo dos radares de trânsito é de prevenção a acidentes e posturas ilícitas e não de punição. Nosso departamento de trânsito não tem esse objetivo, e sim proporcionar maior segurança nas vias da cidade. Deste modo, o projeto de lei busca evidenciar isso”, afirma o Prefeito Pardini.

O projeto prevê a instalação de placas de sinalização a 100 e a 50 metros dos dispositivos de fiscalização eletrônica. Hoje todos os locais que sediam os radares na cidade já possuem placas regulamentando a velocidade.

“A fiscalização eletrônica nos ajudou a reduzir os índices de acidentes e atropelamentos na cidade neste ano. Eu acredito que o Projeto de Lei nos garantirá um maior zelo por parte dos condutores, ajudando a diminuir ainda mais esses números”, afirma Rodrigo Fumis, Secretário Adjunto de Mobilidade Urbana.

O Projeto será votado nesta segunda-feira, 03, na Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores. Se aprovado, volta ao Executivo para a sanção do Prefeito Pardini.