11 MAI 2017
INFRAESTRUTURA
Remodelação da principal entrada da cidade avança. Trecho da Emílio Cani será interditado a partir de segunda

Mais uma etapa da construção da nova rotatória, na principal entrada da cidade, foi iniciada entre a Avenida Pedretti Neto e a Rua Emílio Cani. As máquinas trabalham a pleno vapor no local. A empresa Ricardo Tortorella, vencedora do processo licitatório realizado pela Prefeitura de Botucatu, é a responsável pela execução dos serviços.

Depois de concluir o alargamento e a pavimentação da Rua Emílio Cani, no trecho que se estende do Recinto JVC Eventos até o novo Hospital da Unimed, agora o mesmo trabalho será executado nas imediações do futuro Confiança Supermercados. Os serviços incluem abertura de caixas para captação de águas pluviais, alargamento da rua em mais 4 metros e preparação da base para receber asfalto novo.

A partir da próxima segunda-feira (15), o trecho da Rua Emílio Cani, entre a Rua Mário Rodrigues Torres e a Avenida José Pedretti Neto será interditado por completo já que terá início o trabalho de rebaixamento do leito carroçável em cerca de 60 centímetros. Também serão executadas obras de drenagem no local. A previsão é que a interdição se estenda pelo período de 15 dias.

Quem acessa Botucatu pela Rodovia João Hypolito Martins (Castelinho) constata a remodelação que está sendo executada na principal entrada da cidade. Além do alargamento da Rua Emílio Cani, o projeto contempla a construção de uma nova rotatória e instalação de um pórtico na Avenida Pedretti Neto.  A obra, projetada pela Prefeitura Municipal e viabilizada com recursos federais, permitirá melhor distribuição do fluxo de veículos em uma região que tem recebido grandes investimentos. Os recursos financeiros foram garantidos através de emendas apresentadas pelos deputados federais Otoniel Lima (PRB), Mara Gabrilli (PSDB) e Eli Correa Filho (DEM), que somam pouco mais de R$ 735 mil. Outros R$ 60 mil saíram dos cofres da Prefeitura.

No quarteirão entre a JVC e o novo Hospital Unimed, o alargamento da rua e a recomposição asfáltica foram praticamente concluídos. O projeto contempla o alargamento em quatro metros da Rua Emílio Cani, que passará a ter 12 metros de largura, modernizando o acesso a equipamentos importantes como a Incubadora de Empresas, a UNITE (Universidade do Trabalhador e do Empreendedor), ao futuro Hospital da Unimed e ao Supermercado Confiança, que se encontra em fase final de construção. A nova rotatória também contribuirá para o acesso mais rápido e seguro ao Pronto Socorro Municipal, na Rua Joaquim Lyra Brandão.

Além de oferecer mais segurança e conforto aos motoristas e pedestres que circulam pela região, a obra disciplinará o trânsito e o acesso para bairros em expansão como a Vila Assumpção, Cecap e Vila São Benedito. O projeto também prestará homenagem a um dos maiores nomes da arquitetura brasileira: o arquiteto urbanista botucatuense Oswaldo Bratke. O chamado “Memorial Oswaldo Bratke”, que será erguido no local, leva a assinatura de Carlos Bratke (filho de Oswaldo) e incluiu a construção de um pórtico com estrutura metálica em aço, além de chafariz e espelho d´água.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, na etapa final da obra, em determinados momentos serão necessárias interdições parciais na Avenida Pedretti Neto. O planejamento está sendo feito de modo a causar o menor transtorno possível aos motoristas que circulam pelo local. A sinalização será reforçada no local. A orientação é que enquanto durarem as obras, pedestres redobrem a atenção e motoristas reduzam a velocidade no trecho a fim de evitar acidentes.