17 MAR 2017
Escolas de período integral de Botucatu servem de referência para Hortolândia

Na manhã de terça-feira (14) o prefeito de Botucatu, Mario Pardini, acompanhado da secretária de Educação, Lucilene Cota, e do secretário de Relações Institucionais, Junot de Lara Carvalho, recebeu em seu gabinete  uma comitiva da cidade de Hortolândia. Ela estava composta pelo prefeito Angelo Perugini, secretário de Educação, Fernando Morais, e demais membros da equipe pedagógica do município localizado na região metropolitana de Campinas.

Segundo o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, o objetivo da visita foi conhecer o funcionamento das escolas de período integral da Rede Municipal de Ensino de Botucatu. ”Implantamos uma escola em período integral em nosso município. Com a troca de conhecimentos aqui em Botucatu, esperamos ampliar o projeto para outras unidades de ensino de Hortolândia", argumenta.

Acompanhado da secretária de Educação,  Lucilene Cota, a comitiva de Hortolândia visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral - “Hernani Donato”, localizado no Residencial Cedro. A gestora da unidade, Cátia Sardinha, apresentou todas as dependências da escola e respondeu aos questionamentos dos visitantes, quanto aos horários e grade curricular diferenciada.

“Para nós é gratificante apresentar a nossa escola e o nosso projeto de regime em tempo integral e verificar o interesse demostrando pelos visitantes  na nossa proposta pedagógica. Isso nos indica que estamos no caminho certo e que devemos investir ainda mais em outras escolas em tempo integral no nosso Município”, concluiu a secretária Lucilene Cota.

Escola em tempo integral
Botucatu possui atualmente duas escolas de Tempo Integral para crianças de 6 a 10 anos, do 1º ao 5º anos. A Leonor Bicudo Vizenzzotto, localizada no Jardim Cambuí, região norte da Cidade, foi a primeira escola inaugurada neste formato, em 20 de setembro de 2014, e hoje atende mais de 160 alunos. Já a Hernani Donato, instalada no Residencial Cedro, região sul, foi inaugurada em julho de 2016 e hoje é responsável pela educação de mais de 200 alunos.

As atividades nas escolas ocorrem das 7h50 até às 16h50. Neste período são  servidas três refeições diárias aos alunos. Além das aulas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências, os alunos têm aulas de artes,  inglês,  apoio pedagógico e recreação, com destaque para a oficina do Meio Ambiente, na qual realizam  atividades relacionadas aos cuidados com árvores, horta e jardim do espaço escolar.
A escola do Cedro ainda conta com projeto de Nutrição em parceria com a Unesp de Botucatu, enquanto que a escola do Cambuí oferece aulas de música a seus alunos.