05 JAN 2017
GUARDA MUNICIPAL
GCM intensifica operações contra o uso do cerol

A Guarda Civil Municipal (GCM), devido às férias escolares neste mês de janeiro, tem intensificado as ações contra o uso indevido de cerol e linha chilena. Nesta quarta-feira (4), após inúmeras solicitações da população, foram feitas apreensões de linhas cortantes às margens da Rodovia Gastão Dal Farra, nas proximidades dos bairros Santa Maria I, Jardim do Bosque e Maria Luiza, região sul da Cidade.

Na oportunidade ninguém foi autuado, uma vez que os adolescentes se evadiram com a chegada das viaturas da GCM e abandonaram os carretéis de linha no próprio local. No entanto vale ressaltar que, quando o infrator é menor de idade, os pais ou responsáveis da criança ou adolescente é que responderão pelos atos. Seja criminalmente na Justiça em caso de lesão corporal ou homicídio, ou mesmo com o pagamento de R$ 1 mil, valor da multa prevista em lei municipal.

“No entanto temos percebido, ano a ano, queda no número de casos de uso de cerol. Em 2015 foram 156 casos e em 2016 já foram 134. Mas no passado já tivemos mais de 200, 300 casos por ano. Acreditamos que isso se deve a atuação da Guarda quanto a este tipo de prática. Não apenas de quem usa como também de quem comercializa o cerol” argumenta o comandante da GCM, Sérgio Luiz Bavia.

“Além disso, pelo programa Patrulha da Paz, temos levado às escolas a problemática deste assunto. E as crianças, por sua vez, têm servido como agentes multiplicadores para coibirmos o uso do cerol nos bairros. É dever do poder público fiscalizar, conscientizar e mudar essa realidade”, complementa.

Denúncias do uso do cerol em linhas de pipa podem ser feitas diretamente à Guarda Municipal pelo telefone 199.