27 DEZ 2016
GUARDA MUNICIPAL
GCM apresenta relatório do ano com 43 mil atendimentos pelo telefone 199

O prefeito de Botucatu, João Cury Neto, recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira (27) o secretário municipal de Segurança e Direitos Humanos, Dr. Adjair de Campos, acompanhado do comandante e subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Sérgio Luiz Bavia e Weber Plácido Pimentel, respectivamente. Na oportunidade foi entregue ao prefeito o relatório estatístico das principais ações da Guarda Civil Municipal de Botucatu em 2016.

Apenas pelo telefone 199 foram atendidas mais de 43 mil solicitações feitas pela população. Já o número de ações administrativas, policiais e sociais soma pouco mais de 32,6 mil. Já o volume de prisões foi o maior da história da Guarda Municipal, com 200 efetuadas. Destas, 132 foram em flagrante delito. A GCM também totalizou 56 veículos produtos de roubo/furto ou que estavam simplesmente abandonados e que foram apreendidos.

A instituição de segurança pública ainda contabilizou 298 resgates de animais; 773 auxílios a migrantes; 847 atendimentos comunitários; 1.148 atendimentos de perturbação do sossego público; 1.364 mediações de conflito; 3.513 patrulhamentos comunitários, entre outros atendimentos.

“Podemos perceber que há uma média importante de atendimentos, o que demonstra a confiança que a população possui junto à instituição, pois, à medida que liga, ela obtém retorno. Importante salientar ainda que parte do sucesso da Guarda também se deve às boas parcerias com a Polícia Civil e Militar, o que tem colocado Botucatu nos últimos anos entre a cidades mais seguras do Estado com mais de 100 mil habitantes.”, afirma Campos.

“Isso é fruto de um trabalho de resgate da credibilidade de uma instituição que voltou a ser hoje uma Guarda Municipal comunitária e amiga, mais próxima da população, sem deixar de lado o cumprimento das leis. Ninguém liga para uma instituição se não acredita nela, principalmente quando se trata de um órgão que está lá para proteger, orientar e acolher a sociedade”, complementa Cury.

A Guarda Civil Municipal começou a atuar em julho de 2006. Hoje ela possui 65 agentes.

Guarda Civil Municipal
Rua Vitor Atti, 145 – Vila dos Lavradores