25 OUT 2016
DEFESA CIVIL
Prefeitura atende diversas ocorrências após tempestade em Botucatu

A Prefeitura de Botucatu tem atendido diversas ocorrências provocadas pela tempestade da tarde desta segunda-feira (24), quando foi verificado um volume de 20 milímetros de chuva e ventos que superaram os 60km/h. Segundo a Defesa Civil, apesar de alguns prejuízos materiais, não houve registro de vítimas com qualquer tipo de ferimento.

Foram 11 atendimentos relacionados a quedas de árvores. A maioria ocorreu na região norte da Cidade. No Jardim Itamaraty uma árvore caiu sobre um veículo estacionado, mas sem motorista ou passageiros dentro. A Secretaria de Obras tem percorrido a Cidade para a remoção de galhos e troncos caídos em vias e calçadas. O serviço de tapa-buraco deverá ser realizado quando as condições climáticas estiverem mais favoráveis, ou seja, em um intervalo maior de estiagem.

Também na região norte, a água chegou a invadir parcialmente três casas edificadas abaixo do nível da rua. O caso mais grave foi o destelhamento total de uma casa na Rua Angelo Simoneti, no Jardim Eldorado. As telhas que foram arrancadas com a força do vento chegaram a atingir duas casas vizinhas. As famílias moradoras dessas residências já têm recebido atenção da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“A chuva deve persistir até esta quinta-feira (27), mas sem alertas de ventos mais fortes como ocorreu nesta segunda. De qualquer maneira, estamos monitorando tudo e à disposição da população pelo telefone 199”, diz o coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva.

Investimento em drenagem urbana
Após a tempestade presenciada nesta segunda, o destaque positivo fica em relação a duas obras realizadas neste ano pela Prefeitura de Botucatu e que solucionaram problemas que eram causados pelas chuvas. Uma delas é a contenção na Rua Antonio Américo Coutinho e reforço da Ponte do Salgueiro, às margens do Ribeirão Lavapés, no Jardim Dona Nicota, região Central da Cidade. Outra é a canalização da Rua Duque de Caxias, no Distrito de Vitoriana.

Também vale citar que há outras importantes obras de drenagem urbana em andamento em bairros como Convívio, Jardim Tropical e Panorama e que devem ser concluídas ainda neste ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, desde 2009, o Poder Público Municipal já investiu na construção de mais de 20 km lineares de galerias para captação de águas pluviais.

Além disso, a partir de 2017 terá início a construção de dois, dos cinco reservatórios de amortecimento de cheias (piscinões) previstos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Botucatu. Um irá abranger o córrego Lavapés, próximo à Rodovia Gastão Dal Farra, na região sul. Outro será implantado no córrego da Cascata, nas proximidades do condomínio Spazio Verde, sob a rodovia Marechal Rondon. O investimento nestes dois piscinões será se R$ 10,8 milhões.