27 SET 2016
GUARDA MUNICIPAL
GCM realiza treinamento sobre manejo de animais peçonhentos no Cevap

Nesta terça-feira (27), um grupo de 14 agentes da Guarda Civil Municipal participou de um curso de manejo de animais peçonhentos promovido no Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp, localizado no campus da Fazenda Lageado.

Durante o treinamento, ministrado pela bióloga Karen Monique Luciano, aluna de especialização em animais peçonhentos, os agentes puderam conhecer sobre o comportamento e hábitos dos animais. Também realizaram atividades praticas de resgate e manejo de cobras, bem como suas peculiaridades.

Esse tipo de treinamento busca preparar os guardas civis municipais na orientação junto à população e, principalmente, os agentes do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), que acabam se deparando com ocorrências envolvendo animais peçonhentos. Também participaram da instrução dez novos guardas, cinco de Botucatu e outra metade de Itatinga.

O Cevap conta com um serpentário de visitação pública com objetivo informar e orientar a população sobre as diferentes espécies de animais peçonhentos, a prevenção dos acidentes, a desmistificação de crenças populares, os primeiros socorros e a importância ecológica e farmacológica dos venenos desses animais.

O espaço é aberto de terça à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Aos fins de semana o Cevap funciona das 9 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (14) 3880-7241 ou pelo site http://www.cevap.org.br/.