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SET
06
06 SET 2016
POLÍTICAS DE INCLUSÃO
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Deficientes auditivos de Botucatu passam a ter auxílio de intérpretes em consultas médicas
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A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Políticas de Inclusão, realizou na noite da última segunda-feira (5), no Auditório Cyro Pires, o lançamento do Programa de Intérprete de Libras na Saúde. 

O evento  contou com a presença do secretário de Políticas de Inclusão, Paulo Henrique Malagutte; secretária de Saúde, Valéria Maria Lopes Manduca Ferreira; presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu – ADEFIB, João Carlos Micheletto; intérpretes que atuarão do programa, além de pessoas com deficiência auditiva. 
 
A proposta inicial deste programa é poder auxiliar as pessoas com deficiência auditiva durante os exames e consultas médicas agendadas no Município. Para isso, o Poder Público irá ceder profissionais com experiência na Língua Brasileira de Sinais. Bastará que a pessoa solicite o serviço com antecedência junto à Secretaria Municipal de Políticas de Inclusão.
 
Paralelamente, esta ação também irá promover capacitações dos profissionais de saúde do Município para que possam aprender a linguagem de sinais e, assim, acolher de forma mais adequada esse determinado grupo de pacientes. A iniciativa conta com a parceria do Centro Acadêmico Pirajá da Silva (CAPS) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp  e Adefib (Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu).
 
Solicitação do intérprete
A solicitação do intérprete para acompanhar o deficiente auditivo, durante as consultas médicas no Município, deve ser feita pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 12 horas às 16h30 na Secretaria de Políticas de Inclusão, localizada no prédio central da Prefeitura  Municipal [Praça Prof. Pedro Torres, 100 – Centro].
 
Na própria Secretaria de Políticas de Inclusão o deficiente auditivo deve realizar um cadastro com seus dados pessoais. Basta apresentar RG ou CPF, comprovante de residência, e telefone para contato.
A solicitação deve ser realizada com dez dias de antecedência da data do exame ou consulta agendada. É obrigatório que o deficiente ou familiar apresente no ato da solicitação o cartão de consulta do paciente que deve constar o local, dia e horário do atendimento médico.
 
De acordo com o secretário de Políticas de Inclusão, Paulo Henrique Malagutte,  essa é uma iniciativa presente em poucas cidades do Brasil. Com este programa, Botucatu passa a promover de forma pioneira o  acesso da população surda aos serviços de saúde de forma  adequada e proporcionando melhorias na qualidade de vidas dessas pessoas.  
 
“Inicialmente este serviço não atenderá casos de emergência. Somente as solicitações prévias. Os deficientes auditivos poderão solicitar intérpretes  para exames e consultas médicas tanto da rede pública como privada. Portanto, os deficientes que possuem plano de saúde particular também poderão utilizar este serviço gratuitamente”, informa.
 
Em Botucatu, de acordo com o último censo do IBGE, pouco mais de 5,7 mil pessoas declararam possuir algum grau de deficiência auditiva. 
 
Serviço:
Secretaria de Políticas de Inclusão
Praça Prof. Pedro Torres, 100 - Centro
Telefone: (14) 3811-1418
 

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