29 JUN 2016
GUARDA MUNICIPAL
GCM prende casal que aplicava golpe do bilhete premiado em Botucatu

A Guarda Civil Municipal, após denúncia através do telefone 199, realizou nesta terça-feira (28) uma ação na região da Vila dos Lavradores, região norte de Botucatu. Ela culminou na prisão de um casal de estelionatários que tentava aplicar o golpe do bilhete premiado em uma idosa de 78 anos.

De acordo com a GCM, a situação teria sido conduzida da seguinte maneira: a mulher golpista pediu ajuda à idosa, alegando não saber se o bilhete de loteria que estava em suas mãos era premiado ou não. Na sequência, um homem apareceu se propondo a verificar a veracidade do bilhete.

Após simular ir até uma casa lotérica, o homem voltou dizendo que o bilhete era premiado no valor de R$ 1,5 milhão. Já sua comparsa alegava não saber como faria para receber o suposto prêmio e pediu ajuda novamente. A vítima se ilude e aceita retirar R$ 10 mil em troca do suposto prêmio milionário.

Conforme relato feito à GCM, o casal induziu a mulher ir até uma determinada agência bancaria. Muito nervosa, a vítima era pressionada a sacar o valor de R$ 10 mil. Tal situação chamou a atenção do gerente do banco que conseguiu impedir o saque, porém o casal de bandidos já havia conseguido fugir do local.

Após a chegada das viaturas da GCM foi feito a coleta das características dos suspeitos e descobriu-se que eles estariam em um veículo GM Vectra. Diante disso, várias viaturas fizeram patrulhamento na região. Os GCM’s Dias e De Santi obtiveram êxito em deparar o carro em questão na Rua José Barbosa de Barros, no Jardim Paraíso.

Indagados sobre a situação, os bandidos alegaram que estavam na cidade para compra um freezer, porém os guardas perceberam que a mulher averiguada tentava esconder algo. Tratava-se justamente do falso bilhete premiado, que momentos antes estaria sendo usado na tentativa do estelionato à idosa.

Com os golpistas foram encontrados um falso bilhete premiado, um maço de papéis em branco do tamanho de uma cédula de dinheiro e uma nota verdadeira de R$ 100, que servia para simular um maço com alto valor em dinheiro e, assim, ludibriar as vítimas.

Diante dos fatos, os guardas municipais contataram a vítima, que reconheceu o casal de estelionatários: um homem de 40 anos e uma mulher de 49 anos. Ambos foram encaminhados à 2ª Central de Polícia Civil, onde o delegado José Sérgio Palmieri Júnior ratificou a voz de prisão dada pelos GCM’s Dias e De Santi.

Os bandidos, que já haviam sido presos em outras oportunidades pelo mesmo tipo de crime, foram enquadrados no artigo 171 do Código Penal, ou seja, pelo crime de estelionato tentado. A mulher foi direcionada à Cadeia de Porangaba e o homem, à Cadeia de Itatinga.

Dicas básicas de segurança
Segundo o subcomandante da GCM, Weber Pimentel, os cidadãos devem ficar atentos a algumas dicas básicas de segurança a serem adotadas contra golpistas. “Desconfie de negócios muito vantajosos, que surgem da noite para o dia. Procure realizar as compras sempre acompanhado de alguém de confiança e evite contar dinheiro na frente de estranhos”, orienta.

Diante de qualquer situação suspeita, o cidadão não deve aceitar ajuda de pessoas estranhas e procurar auxílio de um policial militar ou guarda civil municipal. “Geralmente os golpistas analisam e preferem pessoas sozinhas, em especial idosos. Quando percebem que a pessoa se interessa pela situação, eles acabam aproveitando e utilizam do poder de persuasão para aplicar o golpe”, explica.

Guarda Civil Municipal