25 ABR 2016
POLÍTICAS DE INCLUSÃO
Cine Nelli receberá 1ª Feira do Terceiro Setor

Nos dias 27 e 28 de abril, no Cine Teatro Nelli, acontecerá a 1ª Feira do Terceiro Setor. O evento é uma realização da Rede Aliança, com apoio da Prefeitura de Botucatu. O evento é resultado do plano estratégico elaborado pela Aliança e o conjunto de associadas, em dezembro de 2015. A iniciativa busca a ampliação do conceito do terceiro setor e objetiva a interação entre as Organizações da Sociedade Civil e a comunidade.

O mês de abril foi escolhido em homenagem ao aniversário da cidade e ao conjunto de voluntários que atuam nas organizações ou "projetos" nas diferentes regiões da cidade. A feira contará com palestras, rodas de conversas entre os integrantes de organizações (OSC), exposições e apresentações musicais e de dança. Nos dois dias, a programação terá início às 14 horas e término às 22 horas.

No período da tarde, haverá exposição e rodas de conversas entre os técnicos, trabalhadores e voluntários. No período noturno, a partir das 19 horas haverá exposição, apresentações musicais e dança no ambiente da entrada e no palco, além de palestras técnicas.

No dia 27, a palestra vai tratar de benefícios fiscais a projetos culturais e benefícios a projetos sociais; apresentação do Manual do Patrocinador e sugestões para melhor aproveitamento dos impostos em atividades sociais. O palestrante será Fabio de Sá Cesnik, advogado sócio do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados. Ele é autor dos livros `Guia de Incentivo à Cultura´, `Projetos Culturais` e `Globalização da Cultura`. Presidente da Comissão de Direitos Autorais e Entretenimento da OAB-RJ. Presidente da Comissão de Mídia e Entretenimento do IASP.

Também serão abordadas as principais questões relacionadas à gestão de recursos públicos por organizações da sociedade civil: novo marco regulatório das OSCs, qualificações (OS, OSCIP), controle por resultados, transparência e lei anticorrupção. A palestrantes será Aline Akemi Freitas, advogada sócia do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados. Ela é mestre em Direito do Estado pela PUC-SP. Ex-assessora da Secretaria Geral da Presidência da Republica, onde atuou na agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, especialmente na regulamentação e aprimoramento da Lei nº 13.019/2014.

No dia 28, o tema proposto é Acompanhamento e Avaliação de Projeto. O palestrante será Antonio Luiz de Paula e Silva - Associado ao Instituto Fonte, Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP (2001) e Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP (1985), Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais (1998). Desde 1989, atua como consultor, educador, coach e facilitador junto a associações, institutos, fundações e empresas no Brasil. Autor do livro “Utilizando o planejamento como ferramenta de aprendizagem”, publicado no ano 2000 pela Editora Global, e outros textos relacionados a desenvolvimento.

Ainda, estão previstas apresentações musicais da Orquestra Joanna De Angelis, Grupo de Violeiros da AFRAPE, Grupo Abayomi da APAE, Grupo de Violão e Coral da AFRAPE, Grupo de Dança da BETHEL e Grupo de Break da Caritas, além da exposição e demonstração de trabalhos e resultados das Organizações.

Participação - A proposta da Aliança e da Prefeitura Municipal de Botucatu é estimular a participação em eventos de capacitação técnica e também a exposição e demonstração do trabalho executado pelas OSC, visando a construção de melhores políticas publicas e qualidade técnica dos profissionais e resultados efetivos em favor da comunidade.

A Rede ALIANÇA é formada por 26 organizações ou entidades de diferentes áreas. A sua missão é promover a interação entre as organizações da sociedade civil e a comunidade. É uma associação privada, sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento social através da gestão social através da integração e do aprimoramento da Gestão das Organizações da Sociedade Civil.