13 JAN 2016
GUARDA MUNICIPAL
GCM recolhe adolescente por tráfico de drogas

A Guarda Civil Municipal prendeu no final da tarde desta terça-feira (12) um adolescente de 15 anos por tráfico de drogas, na Jardim Brasil, região leste de Botucatu. Os guardas Nogueira, Vaz, Lourenço e Zambonato, do Grupo de Ações Preventivas Especiais (GAPE), efetuavam patrulhamento comunitário e avistaram o menor saindo de uma construção.

Aparentemente nervoso com a presença da viatura, o jovem portava uma “paranga” de maconha. Indagado sobre a procedência do entorpecente, ele confessou que vendia drogas no local. Inclusive, mostrou aos guardas o esconderijo de mais 24 parangas idênticas a que levava consigo. De acordo com a GCM, as porções de droga encontradas com o menor chegavam a ser vendidas por R$20.

Diante dos fatos o infrator, acompanhado de seu responsável, foi conduzido à Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes (DISE). Na oportunidade, o delegado Dr. Paulo Fábio Buchignani deliberou pela apreensão do menor infrator junto ao Núcleo de Atendimento Inicial (NAI).

Vale lembrar que o NAI é um espaço é destinado ao alojamento de jovens infratores. Eles permanecem no local sob custodia cautelar por, no máximo, cinco dias enquanto aguardam uma determinação do Juiz da Vara da Infância e da Juventude conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Esta foi a quinta prisão realizada pela GCM neste ano, sendo a primeira envolvendo tráfico de drogas e um menor de idade. Em 2015, a Guarda Civil apreendeu 20 adolescentes: sete através de mandados de busca e apreensão por determinação judicial e outros 13 em situação de traficância.

Guarda Civil Municipal
Rua Victor Atti, 145 – Vila dos Lavradores