18 NOV 2015
POLÍTICAS DE INCLUSÃO
Botucatu promove atividades na Semana da Consciência Negra [ATUALIZADO]

A influência e a contribuição da cultura negra para a formação da identidade cultural do Brasil será comemorada com uma série de atividades durante a Semana da Consciência Negra, promovida pela Secretaria Municipal de Políticas de Inclusão da Prefeitura de Botucatu e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O público poderá conferir apresentações culturais, exposição fotográfica, atividades esportivas e homenagens diversas.

A Semana da Consciência Negra é realizada anualmente para celebrar o Dia da Consciência Negra (dia 20 de novembro), em memória à Zumbi dos Palmares, grande herói na luta do movimento antiescravista.

“Nos últimos anos obtivemos diversos avanços sociais que demonstram a opção da população pela construção de uma sociedade mais igualitária. Entretanto, no que diz respeito à questão racial, precisamos evoluir muito. Infelizmente os números refletem uma realidade desigual. A Semana da Consciência Negra representa um momento essencial para a valorização da cultura negra, nossa formação e também para refletirmos sobre as ações necessárias para a promoção da igualdade racial em todos os espaços da sociedade”, reforça o secretário municipal de Políticas de Inclusão, Paulo Malagutte.

“É motivo de satisfação e de muita responsabilidade chegarmos a mais uma Semana da Consciência Negra em Botucatu. Uma ação que reafirma as ações promovidas pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial e que reforça iniciativas promovidas por diversos parceiros em defesa de uma cidade que busca a promoção da igualdade. A Semana da Consciência Negra reforça em todos nós o desejo de construirmos uma sociedade onde todos sejam julgados pelos seus atos e não pela sua raça”, argumenta Roberta Pires de Campos, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Jogos da Igualdade
A programação da Semana da Consciência Negra em Botucatu inicia na terça (17) com a cerimônia de abertura da quarta edição dos Jogos da Igualdade, marcada para as 19h30 no Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci. O evento tem caráter competitivo e inclui as modalidades de Basquete 3, Street Dance, Capoeira e Hip Hop, que serão promovidas na Praça da Juventude, na quarta e quinta-feira (dias 18 e 19), das 14h30 às 17h30.

O encerramento dos Jogos da Igualdade está agendado para o dia 19, a partir das 19h30, no Teatro Gino Carbonari. Na oportunidade haverá apresentações artísticas de diversas áreas e também a entrega do "Prêmio Ação Afirmativa 2015" em reconhecimento ao papel de personalidades na luta contra as diferenças e na promoção da igualdade racial nos mais diversos setores da sociedade.

O público alvo dos Jogos da Igualdade são crianças e jovens estudantes, de 11 a 17 anos, da rede de ensino municipal, estadual, particular e usuários dos projetos socioeducativos do Município. O principal objetivo dele é promover a consciência da igualdade entre as pessoas, além dos princípios de convivência saudável, sem qualquer tipo de discriminação ou preconceito em razão da raça ou cor de pele. O tema deste ano dos jogos é “Igualdade sem Fronteiras”. O evento é organizado pela empresa Gospop.

Homenagem e revitalização da Praça do Abolicionista
No sábado (21), às 11 horas, na Praça do Abolicionista, haverá uma homenagem ao promotor Dr. Antônio Bento de Souza e Castro, residente e titular da Promotoria Pública de Botucatu no período de 1869 a 1870. Ele foi personagem reconhecido pela luta contra a escravidão. Também foi o principal organizador do Quilombo do Jabaquara, localizado em Santos, para onde foram levados milhares de escravos fugidos das fazendas de São Paulo. Na oportunidade serão entregues as obras de revitalização da Praça do Abolicionista.

Arte de Rua
A Semana da Consciência Negra em Botucatu termina no domingo (22) com a realização do evento Arte de Rua, que acontecerá na Praça da Juventude, das 13 às 18 horas. A iniciativa busca valorizar as expressões artísticas e esportivas como música, skate, capoeira, malabares, bike, grafite, exposições fotográficas, sound systen e dança. O evento recebe apoio da Prefeitura de Botucatu, através das Secretarias de Cultura, Esporte e Politicas de Inclusão, além do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Ele será organizado pela empresa Coletivos Produções.

Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci
Praça Coronel Moura, 27 - Centro