07 JUL 2015
Semuntran instala novos contadores no cruzamento da General Teles com Quintino Bocaiuva, nesta quarta (8)

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Botucatu prevê para esta quarta-feira (8) a instalação de mais contadores regressivos na Cidade, ou seja, painéis que indicam ao condutor do veículo quanto tempo resta para abrir e fechar cada semáforo. Desta vez, os serviços serão concentrados no cruzamento das ruas General Teles e Quintino Bocaiuva.

Os trabalhos devem iniciar a partir das 5 horas e só não serão realizados em caso de chuva. Além do eletricista semafórico, outro funcionário da Semutran estará no local para sinalizar e controlar o fluxo de veículos, que poderá estar mais lento do que o habitual. Por este motivo é recomendado aos motoristas utilizarem rotas alternativas.

Até o momento já foram instalados novos contadores regressivos nos seguintes cruzamentos semafóricos: avenidas Floriano Peixoto e Santana; da Rua Dr. Costa Leite com as ruas Campos Sales e Visconde do Rio Branco; na Rua Curuzu com as ruas Siqueira Campos e Visconde do Rio Branco; e no encontro das ruas Dinorah Colino de Barros e Brás de Assis.

Foram adquiridos 58 novos contadores regressivos, um investimento do Poder Público Municipal na ordem de R$ 53 mil. A previsão é que todos eles estejam instalados no prazo de três meses. No total Botucatu conta com 34 cruzamentos semafóricos.

Vantagens dos contadores regressivos
A tecnologia começou a ser implantada em Botucatu no ano de 2011. No primeiro ano de atuação, em comparação com o anterior, foi constatada redução de 36% dos acidentes com vítimas e 14% nos acidentes sem vítimas Desde então, tem contribuído para amenizar, cada vez mais, a ansiedade dos motoristas que atravessam um cruzamento semafórico.

Como medida de engenharia para a redução de acidentes, os contadores semafóricos têm uma grande importância já que Botucatu assinou em 2011 o pacto mundial elaborado na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual compromete os países, entre eles o Brasil, a desenvolverem no período de dez anos ações concretas para a redução em 50% do número de feridos e mortes causadas no trânsito.

Vale ressaltar ainda que a tecnologia das lâmpadas LED nos semáforos, além de eliminar os reflexos da luz solar, reduz significativamente o consumo de energia em cada ponto semafórico e o número de manutenções exigidas, uma vez que as lâmpadas LED tem maior durabilidade que as tradicionais.

“Nossos semáforos são programados para alternarem os tempos semafóricos em até 32 vezes ao longo do dia. Em horários de pico, como início da manhã e fim de tarde, eles estão programados para modificarem os tempos de 10 em 10 minutos para que o trânsito não fique represado apenas em um sentido”, argumenta Rodrigo Fumis, diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego da Semutran.

Secretaria de Mobilidade Urbana
Rua Amando de Barros, nº 2.741 – Lavapés