30 JUN 2015
UBS do Pq. Marajoara eterniza nome de Gilberto Pedro Vocci

A Unidade Básica de Saúde do Parque Marajoara ganhou na tarde desta segunda-feira (29), em um evento organizado pela Prefeitura de Botucatu, duas placas que eternizam o nome e a biografia do sr. Gilberto Pedro Vocci, tradicional farmacêutico da Cidade, que se estivesse vivo completaria 85 anos no dia anterior à homenagem, 28 de junho.

Pelo projeto de lei municipal nº 41, aprovado em 25 de setembro de 2000, de autoria do vereador José Fernandes de Oliveira Júnior (Zé Fernandes), o posto do Marajoara passaria a levar o nome do Sr. Gilberto Pedro Vocci. Mas, na época, nenhuma placa de homenagem havia sido instalada no local.

“Estou muito emocionada com esta homenagem ao meu marido, que sempre atuou em prol da Saúde na Cidade”, conta dona Helena Cuter Vocci, viúva de Gilberto. “Ele era de uma época que quase não tinha posto de saúde e por isso muitas vezes fazia o papel de médico”, lembra a filha Ana Maria.

O prefeito João Cury Neto, em seu discurso, afirmou que, apesar dos 15 anos de espera, a homenagem a Gilberto Pedro Vocci é mais do que justa. “É incompreensível a família esperar todo esse tempo para ver uma homenagem descente a este homem, profissional qualificado e que tem uma lista de serviços prestados à comunidade, especialmente dedicados à saúde e ao esporte. Espero que sua biografia agora possa inspirar as pessoas que venham a passar por este posto de saúde, que é um dos melhores da Cidade”, argumenta.

Sobre o homenageado
Nascido em 28 de junho de 1930, na cidade de Ribeirão Claro, estado do Paraná. Ao se transferir para Botucatu com sua família, cursou o primeiro grau. Começou a trabalhar ainda garoto. Aos dez anos de idade já era funcionário da tradicional Farmácia Glória. Passou pela Drogasil e depois mudou-se para São Paulo, tendo a oportunidade de trabalhar na farmácia do sr. Juvenal Hadad, onde conclui o curso de oficial de farmácia.

Ao regressar a Botucatu, trabalhou na Farmácia Santa Gema Galgani, de propriedade do sr.  Jayro Luiz de Andrade, na Vila Maria. Depois disso, transferiu-se para a Vila Aparecida, onde montou sua própria farmácia. Também manteve no distrito de Vitoriana um Ambulatório Farmacêutico.

Bastante envolvido com as questões comunitárias e esportivas, foi presidente da Sociedade Amigos de Bairro da Vila Aparecida; do Esporte Clube Alvorada (ECA) e do Botucatu Atlético Clube (BAC).
Foi casado com a senhora Helena Cuter Vocci e dessa feliz união nasceram quatro filhos: Suely Maria, Ana Maria, Luiz Roberto e Carlos Alberto. Faleceu em 5 de fevereiro de 1999, deixando muitas saudades a todos que com ele tiveram a oportunidade de conviver.

UBS Parque Marajoara - Gilberto Pedro Vocci
Rua Jorge Venâncio, nº161 – Parque Marajoara