29 DEZ 2014
DEFESA CIVIL
Botucatu mais uma vez integrada na Operação Verão

O prefeito de Botucatu João Cury Neto recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (29), o coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva, para apresentação das ações que compõem a Operação Verão 2014/2015. Ela se estenderá até o final de março, com objetivo de potencializar as ações capazes de minimizar os problemas resultantes do período das chuvas.

A iniciativa ocorre desde o verão 2012/2013 e conta com a colaboração de inúmeras secretarias do Poder Público Municipal além de órgãos ligados à segurança pública e atendimentos de urgência e emergência.

Entre os serviços realizados estão podas preventivas de árvores, obras de contenção, limpeza, alargamento e aprofundamento da calha de rios, recuperação de pontes, limpeza e desobstrução de bueiros, cadastramento de famílias que ocupam áreas de risco e assistência social. Em caso de alagamentos, desmoronamentos ou qualquer outro desastre natural provocado pelas chuvas basta a população ligar para o telefone 199 (GCM/Defesa Civil).

“A Operação Verão é uma grande rede integrada de prevenção, que monitora dia e noite qualquer situação de perigo provocada pelas chuvas. No verão de 2012/2013, por exemplo, registramos 213 atendimentos, redução de 30% no número de ocorrências relacionadas à chuva. E com novas obras de drenagem urbana, realizadas neste ano, nossa expectativa é diminuir ainda mais essas queixas”, argumenta o coordenador da Defesa Civil.

Drenagem urbana é prioridade
Em 2014 o foco de investimentos da Prefeitura de Botucatu, em infraestrutura urbana, está mesmo voltado ao plano de drenagem urbana. A previsão é que, até o fim deste ano, sejam construídos mais de 8,7 km de tubulações de concreto por baixo da superfície, investimento superior a R$ 6 milhões até o momento.

Para se ter ideia, de 2009 a 2013, foram assentados mais de 9,7 km em extensão de galerias de águas pluviais. Somados estes valores, serão mais de 18,4 km de galerias construídas em seis anos da atual gestão do prefeito João Cury Neto, um dos maiores investimentos que se tem registro nesta área, no Município. No período de 2001 a 2008, por exemplo, ou seja, oito anos, a então gestão da Prefeitura de Botucatu havia executado 14,8 km de galerias.

Até o momento já foram concluídas importantes galerias no Monte Mor, Real Park, Jardim Tropical, Jardim Vitória II (Distrito de Vitoriana), Comerciários III e no complexo viário da região Oeste (entrada para o Vila Real e Shopping Botucatu). Também estão em ritmo acelerado obras no Santa Elisa e Jd. Botucatu (Distrito de Rubião Jr.). Outra importante galeria em construção é a da Rua Dr. Jaguaribe (Vila Antártica), que deve ser concluída em 2015.

A Prefeitura de Botucatu também tem buscado agilizar a parte de projetos e documentações finais para abertura das primeiras licitações das obras dos cinco “piscinões” – imensos reservatórios de amortecimento de cheias, que serão construídos com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento): quase R$ 40 milhões.

Os piscinões serão construídos junto aos córregos Lavapés [área ao lado da Rodovia Gastão Dal Farra]; Água Fria [área localizada na bifurcação entre as ruas Joaquim Marins e da Amizade, região do bairro Recanto Azul]; Cascata [terreno ao lado do Residencial Spazio Verde, defronte à Rodovia Marechal Rondon]; Antártica [área defronte ao final da Rua 1º de Maio]; e Tenente [próximo ao Conjunto Habitacional Amando de Barros Sobrinho, na região da Vila Cidade Jardim].

As barragens contarão com comportas para regular a vazão das águas e serão construídas em regiões estratégicas. A proposta é que o entorno dos locais que abrigarão essas barragens seja revitalizado com a construção de um parque linear, que receberá equipamentos voltados à recreação e ao lazer da população.