12 DEZ 2014
COMUNICAÇÃO
Botucatu já conta com sinal digital do SBT

O SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), desde a noite desta quinta-feira (11), está com sinal digital aberto em Botucatu pelo canal 23. Rede Vida (canal 21), Band (canal 18) e TV Globo (canal 26) eram os únicos até então a oferecer tal tecnologia, que permite os telespectadores acompanharem a programação da emissora em alta definição.

“Record, Gazeta, Rede TV, Século 21 são algumas das emissoras que ainda não chegaram com o sinal HD em Botucatu. Mas acredito que isso não deva demorar tanto uma vez que demais concorrentes já saíram na frente e hoje oferecem um tipo de tecnologia que é tendência do futuro para o consumidor”, diz Ilson Tavares, responsável pela torre de TV do Jardim Paraíso.

Entre as principais vantagens do sinal de televisão digital, está a melhor qualidade de som e imagem, a mobilidade - que dá a possibilidade de assistir a programação da televisão no celular ou no notebook, por meio do sinal móvel one-seg – e futuramente, a interatividade. No sistema digital, o sinal não se perde entre a emissora e o televisor, porque a informação de som e imagem contida no sinal digital só se decodifica no aparelho receptor.

A maioria dos televisores disponíveis no mercado já sai de fábrica com o conversor digital integrado. Mas na hora da compra do seu televisor, o consumidor deve verificar se o aparelho possui a inscrição “DTV”, marca que garante a habilitação para receber o sinal digital sem precisar de um conversor avulso.

Caso o televisor não possua conversor integrado, é necessário comprar um aparelho parecido com um DVD player, chamado “conversor digital”, que fica externo ao aparelho de TV. Esse produto capta o sinal digital das emissoras e envia esse sinal para o televisor. Ele pode ser conectado tanto em TVs de LCD, plasma ou de tubo, e alguns modelos disponíveis no mercado já permitem interatividade.