10 NOV 2014
GUARDA MUNICIPAL
GCM promove formatura da 5ª turma de agentes, nesta quarta (12)

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos, promove na próxima quarta-feira (12), a partir das 8h30, a formatura da quinta turma da Guarda Civil Municipal (GCM). A cerimonia será realizada em frente à sede da corporação, localizada na Rua Vitor Atti, 175 – Vila dos Lavradores. Por este motivo, no período da manhã, o trecho estará interditado à passagem de veículos.

O evento marca o início de trabalho de oito novos agentes aprovados no último concurso público realizado no início deste ano. São sete homens e uma mulher, que passaram por um curso de formação de 500 horas, com aulas práticas e teóricas, concluído em outubro passado.

Ao final da capacitação, os guardas ainda realizaram estágio supervisionado de 60 horas, no qual puderam vivenciar a rotina de todos os postos de atividades da GCM. Eles substituem  antigos agentes que deixaram a corporação para seguir diferentes carreiras. Com essas novas contratações, o efetivo da GCM volta a somar 65 guardas.

Sobre a GCM
A Guarda Civil Municipal foi criada através da Lei Municipal 4.576 de 1º de julho de 2004. A instituição teve sua 1ª turma formada em 2006, com 30 agentes. Com a reestruturação, em 2009, a GCM ampliou o atendimento à população de Botucatu.

Destaque à integração existente com as policias Civil e Militar, o que possibilitou que o Município fosse considerado nos últimos anos o mais seguro do Estado de São Paulo dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Nos últimos cinco anos, os números da GCM de Botucatu são expressivos: 143 mil solicitações pelo telefone 199; mais de 164 mil atendimentos (70% deles com ações comunitárias); além de 782 prisões.