30 OUT 2014
DEFESA CIVIL
Novo mutirão do Córrego da Cascata acontece neste sábado (1)

Será realizada em Botucatu, neste sábado ( 1° de novembro), a segunda edição da campanha Chega de Lixo Fora do Lixo. Ela faz parte do projeto Cascata Realiza, em parceria com a Prefeitura de Botucatu.

A campanha visa mobilizar a população do Município com a organização de um mutirão, responsável pela coleta, em um dia, de todo o lixo e entulho presente na micro bacia hidrográfica do Córrego da Cascata. Além disso, a ação também almeja conscientizar os cidadãos sobre a destinação correta do lixo.

Ao todo a bacia foi dividida em 24 setores, espalhados por toda sua extensão, do Recanto Azul ao distrito de Rubião Júnior. Além de diversas parcerias, a ONG SOS Cuesta, responsável pela iniciativa, incentiva à participação efetiva de todos os munícipes. Os interessados poderão efetuar inscrição pelo site do projeto: www.cascatarealiza.com.br.

A Prefeitura, através das secretarias de Obras, Educação, Meio Ambiente e Comunicação, também estará presente de forma ativa na campanha. Serão fornecidos caminhões, máquinas e materiais para recolhimento do lixo e ônibus para o transporte dos voluntários. Placas e lixeiras também serão instaladas no entorno do córrego. Também farão parte da campanha alunos de escolas municipais e oficiais da Guarda Civil Ambiental.

Já a Defesa Civil coordenará em conjunto com a SOS Cuesta todo o planejamento e logística dos trabalhos. Para o coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva, a atividade é importante para a conscientização da população. “Contamos com a participação dos munícipes, pois o engajamento deles é de extrema importância, não só para os mesmos mas para as gerações futuras”, resume.

Na primeira edição da campanha, realizada em 2012, os trabalhos contaram com a ajuda de 400 coletores voluntários, os quais retiraram do ambiente cerca de 56 mil litros de lixo, o equivalente a 24 caminhões carregados de entulho.

Sobre a ONG

A SOS Cuesta completa neste ano 13 anos de existência em Botucatu, com atividades e ações voltadas à preservação do meio ambiente e envolvimento da comunidade. O projeto para a recuperação do Córrego da Cascata é o segundo com patrocínio da Petrobras.

Em 2008, o projeto “Ribeirão Tanquinho Vivo” previu a recuperação da nascente e mata ciliar do rio de 2,5 quilômetros de extensão, que transpassa a região Central. Para mais informações sobre a ONG e seus projetos basta acessar o site www.soscuesta.org.br.