21 OUT 2014
Agricultura Familiar de Botucatu apresenta meios de alimentação saudável

Em comemoração ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, instituído pela FAO/ONU, Botucatu foi palco de um ato que também celebrou o Dia Mundial de Combate a Fome, no último dia 16, na feira realizada tradicionalmente em frente à Catedral.

O evento teve início às 8 horas e seguiu até a hora do almoço. Ele contou com a presença de quase 500 pessoas, que puderam participar das diversas atividades oferecidas. Na feira livre da Catedral foi servido um café da manhã gratuito, acompanhado de distribuição de mudas de plantas medicinais, sementes e temperos. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Prefeitura de Botucatu, Rede de Segurança Alimentar da Unesp, Sesi, entidades não governamentais e associações de produtores rurais de Botucatu.

O ato contou com a presença do prefeito João Cury, do vice-prefeito Professor Caldas além de representantes das entidades organizadoras. No período da tarde, no Auditório da Prefeitura, aconteceu também uma série de reuniões com feirantes, produtores rurais e entidades para discutir melhorias nas feiras livres e programas municipais de fortalecimento da agricultura familiar.

Para o agente de desenvolvimento local, Márcio Campos, o objetivo do evento foi dar maior suporte às feiras livres. “O principal objetivo da campanha é revitalizar a feira, apoiando a agricultura familiar e injetando vida nova ao ambiente de sustento de muitas famílias”, resume.

Já o Prefeito João Cury, mostrou-se satisfeito com o que foi mostrado em relação a uma alimentação mais saudável para a população. “Eventos como este apresentam alternativas para a alimentação da nossa população. Às vezes temos formas padronizadas e inconscientes de comer, e aqui a Prefeitura está estimulando essa nova conscientização na hora de escolher produtos e alimentos”, conclui.