10 JUN 2014
COMUNICAÇÃO
Band inaugura sinal digital em Botucatu

A Rede Bandeirantes de Televisão será a segunda emissora a colocar no ar o sinal digital em Botucatu, permitindo que os telespectadores acompanhem a sua programação em alta definição. A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira (10). A pioneira na cidade foi a Rede Vida de Televisão, que inaugurou seu sinal digital em dezembro de 2011.

Entre as principais vantagens do sinal de televisão digital, está a melhor qualidade de som e imagem, a mobilidade - que dá a possibilidade de assistir a programação da televisão no celular ou no notebook, por meio do sinal móvel one-seg – e futuramente, a interatividade. No sistema digital, o sinal não se perde entre a emissora e o televisor, porque a informação de som e imagem contida no sinal digital só se decodifica no aparelho receptor.

A previsão é que o sinal digital da Band em Botucatu seja inaugurado na próxima quinta-feira (12), aproveitando o jogo de abertura da Copa do Mundo entre Brasil e Croácia. Os telespectadores que quiserem acompanhar a partida em HD deverão sintonizar o canal 17 (digital). A transmissão no sistema analógico continuará acontecendo pelo canal 20. Em razão disso, a partir de quinta-feira, a TV Tem mudará do canal 17 para o canal 16.

“O ganho de qualidade de imagem é muito grande. A diferença é absurda. A partir da próxima quinta-feira, quem já possui o conversor digital só precisa colocar na busca automática o canal 17 que conseguirá sintonizar a Band com sinal digital”, explica Ilson Tavares, responsável pela torre de TV do Jardim Paraíso.

A maioria dos televisores disponíveis no mercado já saem de fábrica com o conversor digital integrado. Na hora da compra do seu televisor, o consumidor deve verificar se o aparelho possui a inscrição “DTV”, marca que garante a habilitação para receber o sinal digital sem precisar de um conversor avulso.

Caso o televisor não possua conversor integrado, é necessário comprar um aparelho parecido com um DVD player, chamado “conversor digital”, que fica externo ao aparelho de TV. Esse produto capta o sinal digital das emissoras e envia esse sinal para o televisor. Ele pode ser conectado tanto em TVs de LCD, plasma ou de tubo, e alguns modelos disponíveis no mercado já permitem interatividade.