03 DEZ 2012
POLÍTICAS DE INCLUSÃO
Em Botucatu, Virada Inclusiva comemora Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com grande público

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Assessoria Especial em Acessibilidade e Inclusão Social, e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência promoveram no último sábado (1º de dezembro), na Praça Comendador Emílio Peduti (Bosque), a terceira “Virada Inclusiva”. O evento foi realizado em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro.

A Virada Inclusiva é um movimento que ocorre em todo o estado de São Paulo e é organizado de forma conjunta entre órgãos governamentais e instituições da sociedade civil. Cerca de 80 municípios paulistas participaram do evento. Além dos órgãos públicos e das instituições sociais, 26 unidades do Sesc-SP (Serviço Social do Comércio) na capital e no interior abriram suas portas para mais de 120 atividades esportivas e culturais dentro do espírito da Virada Inclusiva 2012.

Em Botucatu foram realizadas apresentações de coral, grupo de dança, música, arte, cultura, exposição de trabalhos das entidades de entendimento às pessoas com deficiência do Município. As atrações foram promovidas por diferentes entidades como Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Arte e Convívio, Adefib (Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu), Cieeja (Centro de Educação Especial para Jovens e Adultos), Escola Nair Peres e projetos socioeducativos assistenciais do Município.

De acordo com Paulo Malagutte, assessor especial da acessibilidade e inclusão social no Município, mais de duzentas pessoas passaram pelo evento.  “Isso estimula a população reconhecer as conquistas obtidas por essas pessoas ao longo dos anos”, ressalta.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil, cerca de 18% da população total apresentam algum tipo de deficiência. São pessoas com ao menos alguma dificuldade de enxergar, ouvir, locomover-se ou algum tipo de deficiência física ou mental.

O assessor ainda destaca que o ano de 2012 foi de grandes conquistas para Botucatu na área de inclusão social, com os convênios para a construção do Centro de Inclusão Esportiva, do Centro de Tecnologia e Inclusão Social, além do Centro de Reabilitação Lucy Montoro.

“A Prefeitura de Botucatu, por meio de sua Assessoria em Inclusão Social e das demais Secretarias Municipais parabeniza todos aqueles que de forma voluntária ou através de atuação profissional contribuiriam para o desenvolvimento das ações de atenção às pessoas com deficiência neste ano de 2012. Este movimento vem contribuindo para que possamos identificar cada vez mais o reconhecimento da pessoa com deficiência para a sociedade botucatuense”, enfatiza.

Conferência Nacional

Dando seguimento às atividades relacionadas à inclusão social, Botucatu participa da terceira Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília. O Município é representado por Antonio Camargo Fortes, membro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, e Irani Lourenço Branco, técnica da Secretaria de Assistência Social indicada pelo Poder Público para compor um dos núcleos da Conferência Nacional.

O evento que teve início nesta segunda-feira (3) segue até quinta-feira (6) com o tema “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios”. Na oportunidade as preparatórias municipais, estaduais e distrital vão debater, em quatro eixos temáticos, assuntos relativos às pessoas com deficiência.