09 MAR 2012
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E TRABALHO
Dona Branquinha de Botucatu conquista o segundo lugar no Prêmio Sebrae

A história de sucesso da Cooperativa Arte e Ofício e o trabalho desenvolvido por uma de suas fundadoras, a botucatuense Branca Lúcia Neiva de Carvalho Silva, a dona Branquinha, ficaram com a segunda colocação na categoria Negócios Coletivos na final nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que ocorreu dia 8, em Brasília.

A vencedora nesta categoria foi a doceira gaúcha Maria Helena Lubke Jeske, presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas (RS). Dona Branquinha dividiu os troféus de prata com as empreendedoras Maronita Antunes Clemente (GO), Maria Nazaré Barbosa (PB) e Alvira Soares de Melo (MS). Na mesma categoria, levaram o bronze as empresárias Giani Marisa Borges (PR), Maria Andrade da Costa (AC) e Arlete Silva Andrade (RN).

Negócios Coletivos

A representante paulista na categoria Pequenos Negócios, a empresária de Pompeia Florentina Zanone, ficou com a terceira colocação. A grande vencedora foi a alagoana Maria Cristina Muradas Ruffo. A segunda colocação ficou com as empresárias Cecília Ivonete Chaves Machado (RS), Juliana Bicalho Sanchez (PR), Creuza de Souza Távora (AP) e Carla Gomes Silva (DF). Florentina Zanone, representante de São Paulo, dividiu os troféus de bronze com Jane Luiza Felix Prata Vieira (MS), Bernardete Vieira de Almeida (PE) e Analu Barofalde (RO).

O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, destacou que mais de 16 mil mulheres já participaram do prêmio, que existe há oito anos. “É um verdadeiro desafio eleger as melhores histórias, por isso, considero todas vencedoras”, disse. A final foi disputada por 40 empreendedoras que ganharam as etapas estaduais. Nesta oitava edição, foram registradas 3,6 mil inscrições em todo o país.

A cerimônia de premiação foi comandada pela jornalista Rosana Jatobá, da Rede Globo de Televisão. Durante o evento foi firmado um convênio de cooperação para incentivar a autonomia das mulheres no mercado de trabalho. O documento foi assinado pelo presidente Luiz Barretto e pela subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República, Maria do Carmo Goudinho.

Encantamento

O presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, Roberto Simões, enfatizou o aumento da participação das mulheres no universo empresarial. “Hoje, elas representam 50% dos dois milhões de Empreendedores Individuais brasileiros”, apontou. Ao se dirigir às empresárias, Simões afirmou que além da competência e da observação apurada, as mulheres trazem um charme a mais ao mundo dos negócios.  “Não percam esse encantamento”, brincou.

Na solenidade também foi lançada a edição 2012 do prêmio. A novidade é que, além das duas categorias já existentes, o Sebrae vai premiar ainda as empreendedoras individuais, que atuam por conta própria e têm faturamento de até R$ 60 mil por ano. Ao final da premiação, as empresárias participaram de um coquetel animado pela cantora Renata Jambeiro.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece o esforço das mulheres que investiram  no sonho de ter a própria empresa, além de servir como incentivo ao empreendedorismo feminino. A premiação é feita em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Fundação Nacional da Qualidade (FQN) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW).

Fonte: Bruno Sales

Andreoli MSL Brasil a serviço do Sebrae-SP