18 AGO 2011
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E TRABALHO
Secretário de Desenvolvimento Econômico estará em Botucatu nesta sexta-feira

Botucatu foi a cidade escolhida para abrigar o primeiro encontro do “Acelera São Paulo”, organizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. A proposta é percorrer todo o Estado, dividido em 14 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, o governo estadual e os setores produtivos regionais.

Na primeira edição, que acontecerá nesta sexta-feira (19), nas dependências da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, na Fazenda Lageado, serão reunidos prefeitos, empresários e representantes de 40 municípios: Águas de Santa Bárbara, Angatuba, Anhembi, Arandu, Areiópolis, Avaré, Barão de Antonina, Bofete, Botucatu, Buri, Campina do Monte Alegre, Cerqueira César, Conchas, Coronel Macedo, Fartura, Guareí, Iaras, Itaberá, Itaí, Itapeva, Itaporanga, Itararé, Itatinga, Jumirim, Laranjal Paulista, Manduri, Paranapanema, Pardinho, Pereiras, Piraju, Porangaba, Pratânia, Riversul, São Manuel, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Taquarivaí, Tejupá e Torre de Pedra.

O evento foi dividido em duas etapas. No período da manhã, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento estarão no local para apresentar a prefeitos e empresários os projetos da pasta e discutir possíveis demandas regionais. À tarde, a partir das 14 horas, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa apresentará uma série de ações da pasta - que totalizam mais de R$ 6 milhões em recursos para a região -, e fará o lançamento regional do Via Rápida Emprego, programa que está oferecendo 966 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em 25 municípios da região - um investimento inicial de R$ 2 milhões do aporte estadual.

A idéia é avançar na discussão de novos projetos que estarão entre as prioridades a curto, médio e longo prazo, principalmente ações voltadas à capacitação de mão-de-obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao microempreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, além da atração de novos investimentos. Após o evento, o secretário concede entrevista coletiva à imprensa e visita as obras do Parque Tecnológico de Botucatu, acompanhado pelo prefeito João Cury Neto.

Acelera São Paulo

Data:
19 de agosto

Horário:

09:00h –
Reunião de técnicos da SDECT com prefeitos e empresários da região

14:00h – Encontro com a presença do secretário Paulo Alexandre Barbosa

15:00h – Entrevista coletiva à imprensa

Local: Auditório da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em Botucatu

16:00h – Visita às obras do Parque Tecnológico de Botucatu

Local: Rodovia Gastão Dal Farra