29 OUT 2010
GUARDA MUNICIPAL
Viaturas da GCM recebem camêras de vídeo

Em mais um investimento da Administração João Cury/ProfºCaldas na segurança pública, a Guarda Civil Municipal [GCM] ganhou novas camêras de vídeo que foram instaladas em três viaturas da corporação. O objetivo é direcionar o policiamento, controlar o efetivo e a forma de atendimento dos guardas nas ocorrências.

De acordo com o comandante Paulo Renato da Silva, o investimento foi de aproximadamente R$ 6 mil. “A segurança tem que ser parceira da tecnologia. Em países mais desenvolvidos essas camêras são usadas há décadas, só agora está chegando ao Brasil. Nossa instituição é uma das primeiras a utilizar este serviço”, conta.

As camêras, que tem a capacidade de gravar 80 horas de imagens, foram testadas em um período de aproximadamente 20 dias e atendeu as expectativas. Após a gravação, as imagens são descarregadas no computador da base da Guarda e arquivadas. Segundo o comandante, a intenção é instalar o equipamento, de forma gradativa, em todas as viaturas, inclusive nas motos.

O inspetor Bavia e a guarda Edneia aprovaram a nova tecnologia implantada na rotina de trabalho nas ruas. “Outro dia um veículo passou em alta velocidade por nossa viatura. Mesmo se não tivéssemos o interceptado, a câmera já teria gravado o modelo e a placa. Além de ajudar nas ocorrências as câmeras dão mais transparência ao nosso trabalho junto à comunidade”, diz Bavia. “Já fazemos a abordagem do suspeito em frente da viatura. Além disso, a câmera não permite distorcimento dos fatos no momento das abordagens, o que é uma segurança a mais para nós guardas”, complementa Edneia.

Respeito junto à comunidade - A Guarda Municipal vive um período de reestruturação e reconhecimento da sociedade botucatuense. Com um efetivo de 65 agentes, a GCM pretende, neste segundo semestre, reorganizar a abrangência de atuação da corporação. Mais guardas deverão ser direcionados aos Distritos de Rubião Júnior e Vitoriana. O policiamento escolar e nos corredores comerciais da Cidade será reforçado. O Terminal Rodoviário também já conta com um posto da GCM aberto 24 horas.

Além da ampliação da guarda, a estrutura e planejamento estratégico adquiridos pela mesma foram essenciais para atingir um número alto de atendimentos. Apenas no primeiro semestre deste ano foram mais de 18 mil atendimentos. A sede da GCM, localizada na Vila dos Lavradores, foi totalmente modernizada. Hoje, além de possuir uma central única de monitoramento de câmeras, a Guarda tem espaço para realizar cursos de qualificação, como a recente qualificação oferecida às guardas de São Manuel e Pratânia.

Desde junho deste ano, a Guarda Municipal também atua com uma nuva frente: o Grupo de Ações Preventivas Especiais [Gape]. O objetivo dele é atuar nas prevenções contra o crime, garantindo segurança e tranquilidade à população. O grupo também foi responsável, em julho deste ano, pelo recolhimento de dois tijolos de maconha, que somavam cerca de 2 kg do entorpecente, uma das maiores apreensões de 2010 entre todas as polícias de Botucatu.

Em 2010, além de ter dobrado o efetivo, a Guarda Municipal, que registra cerca de 3 mil atendimentos por mês, recebeu investimentos do Poder Público para a compra de armas de fogo e armas não letais [teaser] de condução elétrica, e para a instalação de câmeras de longo alcance em três pontos da Cidade, o que tem ajudado no controle e prevenção da criminalidade.

Serviço - O telefone da GCM de Botucatu [199] está a disposição da população 24 horas, todos os dias da semana. A Guarda Civil Municipal esta localizada na Rua Vitor Atti, 145 – Vila dos Lavradores.