18 JUN 2010
DEFESA CIVIL
Defesa Civil divulga orientações para o período de estiagem

A Defesa Civil de Botucatu, por meio de seu coordenador, Domingos Chavari Neto, divulgou na manhã desta sexta-feira [18] uma série de orientações de como a população deve agir na estiagem, período de tempo seco que aumenta o perigo de incêndios em matas e florestas, além de propiciar problemas respiratórios, gripes e alergias. Há possibilidades de falta de energia elétrica, pois grande parte da eletricidade produzida no Brasil é por hidrelétricas.

Confira algumas orientações:

Evite jogar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento;

Balões podem provocar acidentes aeronáuticos, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas;

Soltar balão é crime. Lei 9.605/98;

Evite acender fogueiras;

Evite qualquer tipo de queimada Quando for necessária para fins agrícolas [cana e algodão, regulamentadas por lei], avise seus vizinhos e a polícia ambiental, com dois dias de antecedência;

Não faça queimada próximo a rede elétrica;

Nunca faça queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes;

Informe onde houver fumaça, para o fogo ser combatido;

Se avistar fumaça suspeita, avise imediatamente por meio do telefone de emergência do Corpo de Bombeiros, 193; Defesa Civil, 199 e Polícia Militar, 190.