18 DEZ
Encerramento: 18/12/2022 às 20h00
Local: Praça Rubião Júnior, Centro de Botucatu
Sobre o evento
Já virou tradição em Botucatu a decoração especial de praças simbolizando a chegada do Natal.

Neste ano, o Botucatu Luz 2022 também contará com um calendário repleto de apresentações artísticas e culturais.

Para acomodar o público, será montada uma tenda no bolsão de estacionamento da Praça Rubião Júnior, Centro de Botucatu, onde também haverá apresentações culturais até o dia 18 de dezembro.

Confira a Programação especial do dia 18/12/2022, domingo, às 20h:

Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu

Sobre a Orquestra:

A Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu (OSMB), foi formalizada legalmente pela Lei 2.664, de 26 de agosto de 1987.

No dia 21 de dezembro de 1986, a Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu iniciou suas atividades com uma apresentação de natal e desde então realiza um trabalho de manutenção e difusão da música sinfônica, caracterizada pelas apresentações de repertórios de diversos períodos e compositores.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu proporciona, ao público com o qual interage, o acesso à diversidade da produção inerente ao conceito musical a que se dedica, criando um ambiente de formação musical propício ao crescimento cultural de uma cidade.

De fato, uma cidade necessita oferecer aos seus cidadãos, música de boa qualidade e é essa oportunidade que nossa orquestra sinfônica oferece.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu tem levado a música clássica e popular à população realizando apresentações e Concertos Didáticos em Escolas, Universidades, Igrejas, locais públicos e no Teatro Municipal onde é sua sede.

Durante sua trajetória fez apresentações em diversas cidades como: Bauru, Jaú Agudos, Conchas, Paranapanema, Piracicaba, Ilha Solteira, Salto, São Paulo entre outras. No ano de 1.999 realizou um concerto na Sala São Paulo, além de ter se apresentado nos festivais de inverno da cidade de Botucatu, Bauru, Londrina e Campos do Jordão. Já teve participações em programas de TV como Viola Minha Viola da TV Cultura e também programa do Jô Soares da Rede Globo.

Considerando Botucatu uma cidade como um dos berços da música raiz, da música paulista e aos mesmo tempo terra de vários  compositores e músicos, a orquestra já realizou  concertos específicos  com apresentações das obras de nossos compositores como Aécio de Souza Salvador, Angelino de Oliveira, Antonio Bechelli, Guido Bissacot, Luis Cardoso, Raul Torres, Serrinha, Vicente Moscogliato, incluindo músicas contemporâneas de José Cláudio Lino e Rodolfo Carbonari, com arranjos de Franklin Ramos, Cyro Pereira, Vitor Gorni, Luis Arruda Paes, entre outros, incorporando essas apresentações em sua temporada anual.

No mês de agosto de 2019 apresentou-se pela segunda vez na Sala São Paulo tendo como solista o renomado violinista Carmelo de Los Santos. Em março de 2020 retornou para um concerto na Série Matinais.

Atualmente, tem recebido grandes solistas de remone nacional e internacional como: Erik Heimann Pais (saxofone), Marcelo de Jesus da Silva (Trombone), Carmelo de Los Santos (Violino), Lars Hoefs (Violoncelo), Ranson Wilson (Flauta), Sidnei Burgani (Clarinete) entre outros. Atualmente tem como maestro titular e Diretor Artístico Fernando Ortiz de Villate.

Dessa forma, com seus 35 anos de história a Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu que nunca esteve tão ativa e empenhada com seu crescimento, contribui assiduamente com a cultura do nosso município.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Cultura