30 NOV

Local: R. Benjamin Constant, 161 - Vila Jahu, Botucatu - SP

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

Inscrições:* Através do telefone: *(014)3811-1494* ou por mail: solange.vale@botucatu.sp.gov.br

Ação realizada em parceria entre Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu e o Museu da Imagem e do Som.

*Professora: Maria Cecília Amaral*

Sobre o Curso: A cena contemporânea tem cada vez mais se reinventado, utilizando-se de recursos tecnológicos e inovações dramatúrgicas, onde a composição visual dos espetáculos também tem acompanhado essas transformações. No cenário atual, o teatro tem emprestado recursos do audiovisual para se reinventar e manter-se vivo a partir das intermediações das telas. Nas passarelas, artistas apresentam coleções que são ressignificadas como verdadeiras obras de arte. A performance desponta como uma manifestação artística que ganha cada vez mais novos espaços. Pensar o figurino é uma tarefa que envolve um processo de pesquisa, criação e muitas experimentações. A relação do figurino no palco difere da relação do figurino com a tela. No curso serão apresentadas análises de figurinos que permearam os palcos dos teatros, das passarelas de moda e da performance, a partir do estudo de espetáculos da Companhia Mungunzá, performances da artista Dani d’Emília e criações do designer Hussein Chalayan. Os participantes serão convidados a criar um figurino performático, a partir da customização de trajes e interferência com materiais diversos.

*Carga Horária:* 4 horas

*Classificação etária:* 15 anos.

*Vagas:* 20 vagas.

*Metodologia:* Aula teórica e prática.

Sobre a oficineira:

Maria Cecília Amaral é figurinista, diretora de arte e artista educadora. Bacharel em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e com especialização em Cenografia e Figurinos pelo Centro Universitário Belas Artes e atualmente mestranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Atua como Figurinista e Diretora de Arte do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010.

Figurinista e diretora de arte da Série: O Processo, da Web Série Trailers do Cotidiano e dos Curtas-metragens: A Cartomante, Sonhos de Liberdade, A Igreja do Diabo. Figurinista das peças teatrais: O Doente Imaginário, O Pequeno Príncipe, Um Brinde a América, Dom Quixote, um Sonhador Arretado, Sonhos de uma noite de Verão, Francisco de Assis, entre outros trabalhos. Idealizadora e coordenadora do SÃO MATEUS MAIS FASHION, criado em 2015, com promoção e realização de desfiles de moda sustentável em São Mateus. Coordenadora da Mostra de Cinema Cine Rafael – Grupo Transformar na Casa de Cultura São Rafael, em 2019. Ministra encontros de figurino, moda e arte desde 2011, participando da 27° e 28° edição do Festival de Inverno da Universidade Federal de São João Del-Rei, com atuações em diversas instituições, tais como: Programa Pontos MIS ( edições 2018 e 2019); Centros Culturais Penha, Tiradentes e Lazaro Pinto de Azevedo; Tendal da Lapa; Casas de Cultura São Mateus e São Rafael; Fundação Criança, CAJUV, Instituto Sou da Paz, entre outros.

Portfólio: https://mariaceciliamaral.wixsite.com/figurinosecia
Facebook:  facebook.com/mariaceciliamaralFIGURINOSeCIA/

_______________________________________________________________________________________________________________________
Secretaria Municipal de Cultura