12 MAR
Bate-papo de Cinema Pontos MIS “Rasga Coração”
Início: 12/03/2022 às 18h00
Encerramento: 12/03/2022 às 20h00
Categoria: Calendário Oficial de Eventos
Sobre o evento
O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.

AO VIVO
Data: 12 de março
Link de Inscrição: https://forms.office.com/r/hZgiexKqiA
Link da live: https://www.youtube.com/watch?v=AeRKmW5Wz9E
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
Acessibilidade: com interpretação em libras Sessão em Parceria com Casa de Cinema de Porto Alegre

Sinopse: Manguari Pistolão, um militante anônimo, que depois de quarenta anos lutando por aquilo que ele considera revolucionário, vê seu filho Luca acusá-lo de ser conservador, antiquado, anacrônico. Em meio a uma crise financeira e sofrendo com as dores de uma artrite crônica, e num crescente conflito com o filho, Manguari relembra seu passado e se vê repetindo as mesmas atitudes de seu autoritário pai. Mesclando vários fragmentos de momentos da vida de Manguari, o filme ilumina quarenta anos da vida política brasileira a partir de uma relação entre pai e filho.

Sobre os convidados:

Jorge Furtado: É diretor e roteirista dos longas HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES (2002), O HOMEM QUE COPIAVA (2003) e MEU TIO MATOU UM CARA (2005) SANEAMENTO BÁSICO, O FILME (2007), O MERCADO DE NOTÍCIAS (2014), REAL BELEZA (2015), QUEM É PRIMAVERA DAS NEVES (2017) e RASGA CORAÇÃO (2018). Dirigiu também vários curtas-metragens premiados no Brasil e no exterior, como O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA (1986), BARBOSA (1988), ILHA DAS FLORES (1989), ESTA NÃO É A SUA VIDA (1991), ÂNGELO ANDA SUMIDO (1997), e O SANDUÍCHE (2000). Para a TV Globo, dirigiu a série CENA ABERTA (2003), a minissérie LUNA CALIENTE (1998), DECAMERÃO (2010), as três temporadas de HISTÓRIA DO AMOR (2011/ 2012/2013), e os telefilmes HOMENS DE BEM (2011) e DOCE DE MÃE (2012). Este último originou a série (14 episódios) DOCE DE MÃE (2014) e rendeu dois prêmios Emmy Internacional: Melhor atriz, para Fernanda Montenegro, em 2013, e Melhor Série de Comédia, em 2015. Jorge Furtado é um dos sócios-fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre.

Giuliana Monteiro: É roteirista e diretora nascida em São Paulo. Formada em Multimeios pela PUC-SP, trabalhou como produtora durante oito anos antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para Nova York com uma bolsa de estudos para cursar o mestrado em roteiro e direção de filmes na Universidade de Nova York (NYU, Tisch School of the Arts). Dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem nos últimos três anos – os curtas “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu não digo adeus, digo até logo” (ficção) – partindo de uma linguagem mais documental para ficção.