18 DEZ
concerto "...O Estilo e a Maneira..." será a atração deste sábado, na Pinacoteca Fórum das Artes
Início: 18/12/2021 às 17h00
Encerramento: 18/12/2021
Local: Pinacoteca Fórum das Artes
Sobre o evento
O concerto "...O Estilo e a Maneira..." será a atração deste sábado, dia 18 de dezembro, que acontecerá na Pinacoteca Fórum das Artes. Ele traz um seleto repertório do 'Seicento Italiano', com obras de Fontana, Marini, Uccellini, Isabella Leonarda (em ocasião dos 400 anos de nascimento em 2020) e Arcangelo Corelli, buscando oferecer aos ouvintes um panorama sobre a música escrita para o violino nos primórdios desse instrumento. Para contar essa história musical, o Duo Ceranto utiliza cópias de instrumentos de época, como o violino barroco e o cravo.

[Via Produção]
"Os irmãos ítalo-brasileiros e botucatuenses Gilberto Ceranto  Jr. (*1996) e Giovana Ceranto  (*1998)  são como dois pássaros que voam juntos, sem nunca se perderem de vista. Nascidos e criados nas belíssimas paisagens da Princesa da Serra, a mãe  Luciana lhes ensinou as primeiras notas, e eles   seguiram juntos, seja no Conservatório de Tatuí (2007-2015),  no Departamento  de Música da  USP (2015-2019), e desde 2019 no Conservatório Martini de Bolonha  (Itália). Ambos receberam o  Prêmio Olivier Toni da USP, em 2018 e 2019.

Giovana  é  formada  em  Piano  e  Cravo pelo Conservatório de Tatuí  e Bacharel em Musica pela USP  na  classe de Fernando Corvisier.  Atuou como instrumentista na  Oficina  Experimental  da USP,  na   USP  Filarmônica,  no   Coro  e  Orquestra  Sinfônica  de Limeira   e  no   Coro  e   Orquestra  Sinfônica  de  Ribeirão  Preto. Participou  de  diversos  festivais,  como  o   Oregon  Piano  Summer Festival  2017  e  2019  (EUA),  e  foi  premiada  no   X  Concorso Internazionale  “Andrea  Baldi”  em  Bolonha  e  no   VIII  Concorso Pianistico   Nazionale   “Villa   Olliva”  em   Varese.   Atualmente   é Mestranda  no   Conservatório  de  Bolonha  na  Classe  de  Piano  de Luisa  Fanti  Zorkowskja,  onde  também  estuda  órgão  com  Andrea Macinanti  e  cravo  com  Maria  Luisa  Baldassari.

Gilberto  é  formado  em  Violino  Clássico  pelo  Conservatório de  Tatui,  Bacharel  em   Música  pela   USP  (onde  foi  bolsista  pela FAPESP),  e  atualmente  é  aluno  de  Violino  Barroco  do  Maestro Enrico  Gatti  (um  dos  mais  longevos  e  importantes  professores  de violino  barroco  do  mundo), e tem se apresentado na Itália, Portugal, Eslovênia e  Croácia. Como violinista moderno,  Gilberto foi spalla e solista na Oficina Experimental da USP, na USP Filarmônica, na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e concertino na Orquestra Sinfônica de Franca. Recentemente foi admitido na Orquestra Frau Musika de Vicenza, sob regência de Andrea Marcon (Schola Cantorum Basiliensis) e na Orquestra Nacional Barroca da Itália, com concertos em Dubai e em várias cidades italianas a partir de março de 2022."

Dia 18/12/21
Horário 17:00
Duração 60 minutos
Local: Pinacoteca Fórum das Artes
Rua General Teles, 1040, Centro.

Mais informações:

Secretaria de Cultura de Botucatu
Rua General Teles, 1040, Centro.